Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Marco Eusébio Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 09:12 - A | A

Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 09h:12 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Citando a Constituição, PHS aciona o Supremo contra proibição do jogo no Brasil

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Imagens ilustração e Acervo O Globo/Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Proibição do jogo em todo o Brasil decretada por Gaspar Dutra foi manchete do jornal O Globo

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) ajuizou ação no Supremo questionando a proibição à iniciativa privada de explorar jogos de azar no Brasil. Para o partido, o artigo 50 do decreto-lei 3.688/41 – lei de contravenções penais – e o decreto-lei 9.215/46, que proibiu a prática, estão em desacordo com a Constituição Federal e criam um monopólio estatal na exploração de jogos de azar pelas loterias da Caixa Econômica Federal e as estaduais. O partido defende a liberação da exploração dos jogos pela iniciativa privada como "clara oportunidade de geração de renda, de empregos e de arrecadação de tributos, num quadro em que os entes federados precisam de alternativas econômicas para voltar a crescer", diz o site Migalhas jurídicas.

Como já foi aqui publicado há quase 10 anos, a jogatina foi proibida no Brasil em 30 de maio de 1946, por decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra, "em nome da moral e dos bons costumes". Só aconteceu, conforme o livro "Chatô, O Rei do Brasil" porque o fotógrafo francês Jean Manzon, da revista O Cruzeiro (dos Diários Associados, comandados por Chatô), descobriu um buraco no telhado do Cassino da Urna e de lá fez fotos de autoridades e outras personalidades que pregavam moralismo jogando e flertando abertamente com belíssimas mulheres no delicioso antro de “pecados”.

Chatô não quis comprar e publicar feitas por Manzon em horário de folga, e conforme conta Fernando Morais no livro, o francês as vendeu, por uma fortuna, para Roberto Marinho, editor do O Globo. Marinho demorou meses para publicar. Antes, parece ter avisado o presidente da República. Daí a "coincidência" de o decreto de Dutra ter sido editado exatamente no dia em que saiu a foto-reportagem no jornal de Marinho com a manchete de capa "Exintinguido o jogo em todo o Brasil".

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS