Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 11 de Março de 2019, 15:31 - A | A

Segunda-feira, 11 de Março de 2019, 15h:31 - A | A

Marta Guarani

2º Prêmio Mulher Cidadã será entregue nesta segunda

Sessão Solene acontece a partir das 18h na Câmara de Dourados em homenagem ao dia da Mulher

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Reprodução

2º Prêmio Mulher Cidadã será entregue nesta segunda

A homenageada da 12ª edição do Prêmio será a professora Edite Martins Guarani

A Câmara Municipal de Dourados realiza, nesta segunda-feira (11), às 18h, sessão solene do 12º Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani. A ação é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher que foi comemorado na sexta-feira.

 

De acordo com a assessoria da Casa de Leis, a homenageada neste ano será a professora de artesanato da Aldeia Jaguapiru, Edite Martins, uma indígena Guarani Ñhandeva da Aldeia Jaguapiru que tem uma trajetória de vida voltada ao trabalho social e assistencial em aldeia. Ela trabalha voluntariamente em conjunto com a delegacia da mulher e a casa do conselho tutelar. Atualmente é presidente da casa de mulheres Kunhague Jeroky Guassu Marangatu e sempre trabalhou dando assistência ao povo indígena, quilombolas e ascendentes.

 

O prêmio

 

Instituído pelo Decreto Legislativo nº 397, de 1º de outubro de 2003, o Prêmio Mulher Cidadã é destinado a agraciar mulheres de Dourados que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.

 

O prêmio leva o nome de Marta Guarani por ser uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Uma história de vida, de luta e de coragem. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.

 

Comente esta notícia