Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 19 de Maio de 2019, 10:58 - A | A

Domingo, 19 de Maio de 2019, 10h:58 - A | A

Mutirões

Ações do “Sábado sem Mosquito” chegam a 100 toneladas de lixo recolhidos

Distrito de Itahum foi o escolhido deste final de semana para o combate ao mosquito causador da dengue

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação/PMD

Ações do “Sábado sem Mosquito” chegam a 100 toneladas de lixo recolhidos

Distrito de Itahum foi o escolhido deste final de semana para o combate ao mosquito causador da dengue

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados anunciou nesta semana que já recolheu mais de 100 toneladas de lixo durante o “Sábado sem Mosquito” em vários bairros da cidade. Neste final de semana as ações acontecem no Distrito de Itahum.

 

Os agentes do CCZ também continuam as visitas “casa a casa” e há ainda o fumacê no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

 

A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, cita que Dourados conta com 978 casos positivos de dengue, um número preocupante e que exige maior atenção por parte da população.

 

“O trabalho não para e temos notado que infelizmente, parte da população não se preocupa em cuidar do seu quintal. O transmissor se utiliza da água parada em recipientes para se reproduzir e eliminar esses pontos, uma ação tão simples, evita casos da doença e mortes”, ressalta.

 

A dengue já fez três vítimas fatais em Dourados. A Saúde direcionou a abertura de sete unidades básicas de saúde para atendimento até 22h por conta do número de casos da doença.

 

Os mutirões de retirada de lixo acontecem aos sábados e já abrangeram os bairros Jóquei Clube, Estrela Verá, Santa Felicidade, Vilas Índio e Rosa, região do bairro BNH IV Plano, da região central, região do Estrela Verá/Jóquei Clube e Parque do Lago I e II.

 

A ação no Parque do Lago I e II foi a mais recente, no sábado (11). Conforme o CCZ, 846 imóveis foram trabalhados. Foram retirados 15 caminhões de lixo da região. Equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) e do Imam (Instituto do Meio Ambiente) apoiaram o mutirão.

 

A coordenação do CCZ enfatiza que em algumas áreas nas quais costumam ocorrer a formação de lixões em Dourados, como na região do Cachoerinha, na Via Parque, o mutirão atuou, no entanto, o descarte irregular de resíduos continua acontecendo.

 

A população pode denunciar quem joga lixo nesses locais. A Guarda Municipal (telefone: 3424-2309) pode ser acionada.

 

Além da dengue, o Aedes aegypti transmite a Chikungunya, que possui sete casos positivos em Dourados, e o Zika Virus, sem casos confirmados.

Comente esta notícia