Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016, 07:32 - A | A

Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016, 07h:32 - A | A

Ocupação

Alunos permitem que Reitoria retire documentos e UFGD emite nota

Ocupação aconteceu na noite desta quarta-feira contra a aprovação da PEC 55, ex-241

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Joandra Alves/Dourados News

Alunos permitem que Reitoria retire documentos e UFGD emite nota

Servidores retiram documentos da Reitoria da UFGD

Os acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ocupam a Unidade 1 desde a noite desta quarta-feira (09). O ato, segundo eles, é em protesto contra o avanço da PEC 55 – antes 241 – no Congresso Nacional, ou o que eles chamam de “PEC da Maldade”. Na Unidade II, porém, as atividades acadêmicas acontecem normalmente. 

Na manhã desta quinta-feira (10), funcionários que trabalham no local onde funciona também a reitoria foram impedidos de entrar e o reitor em exercício, Márcio Barros, negociou com os ocupantes a retirada de documentos cujos prazos vencem nos próximos dias e precisam ser protocolados, entre eles o pagamento de bolsas e liberação de recursos para a universidade. “Hoje [quinta] é o último dia de empenho para a compra dos nossos produtos e nossas licitações, e também os pagamentos das bolsas de todas as três pró-reitoras de graduação, pesquisa e extensão eles [funcionários] buscaram os documentos para isso", disse Barros.

De acordo com o reitor em exercício, os ocupantes não tiveram acessos às salas e estão apenas no pátio da unidade e, segundo ele, não há nenhum sinal de vandalismo. “Eles estão fazendo uma manifestação pacífica dentro da universidade, uma ocupação pacífica, estão bastante organizados lá dentro”, definiu.

Por volta do meio dia a Universidade divulgou uma nota em seu site e nas redes sócias comentando a decisão de ocupação por parte dos acadêmicos. De acordo com a entidade, o diálogo com os estudantes já foi aberto e que ainda não foi dada nenhuma orientação por parte do Ministério da Educação de como o assunto deve ser tratado. Por fim, afirma já ter se manifestado também contrária à PEC 55 e ainda enviado solicitação aos parlamentares de Mato Grosso do Sul para que votem contra a sua aprovação.

Confira a nota na íntegra:

"Nota da Reitoria sobre a ocupação por estudantes da Unidade I da UFGD

A Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD informa que os estudantes, por meio de assembleia realizada ontem (09) decidiram por ocupar o prédio da Unidade I da UFGD. O que foi informado através de uma página nas redes sociais é que a ocupação é contra a aprovação da PEC 241/2016 (atual PEC 55/2016) e a MP de Reforma do Ensino Médio. No entanto, as atividades de graduação, pesquisa, pós-graduação e estágio ocorrem normalmente na Unidade II.

Até o momento, a universidade não recebeu nenhuma orientação do Ministério da Educação (MEC) sobre como atuar nos casos de ocupação e também não solicitou a reintegração de posse.

A Reitoria reafirma sua constante abertura ao diálogo e respeito a toda a comunidade acadêmica e acompanha permanentemente a situação, preocupando-se, neste momento, com a segurança de todas as pessoas envolvidas e confiando no comprometimento com a conservação de seu patrimônio.

Por fim, reitera a posição de seu Conselho Universitário contra a PEC 241/2016, expressa em moção e informa que a UFGD encaminhou solicitação aos senadores da bancada de MS para que votem contra a PEC 55/2016."

Comente esta notícia