Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Domingo, 05 de Junho de 2016, 13:00 - A | A

Domingo, 05 de Junho de 2016, 13h:00 - A | A

Avanços

Bibliotecas da Rede Municipal foram reestruturadas em Dourados

Além da melhora física, auxiliares vem recebendo formação continuada desde 2013

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

As bibliotecas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados passaram todas por uma reestruturação, que resultou em inúmeros avanços que colocaram a cidade entre as cem melhores a nível de bibliotecários. Os espaços passaram por reformas internas, algumas foram ampliadas, acervos reestruturados com a aquisição de livros pelos diretores e material recebido do MEC através do Plano Nacional da Biblioteca Escolar.

 

O trabalho começou quando a ex-secretária Marinisa assumiu a Secretaria de Educação e logo constatou as condições precárias dos espaços nas escolas, que apresentavam características de um depósito do que de um espaço para leitura.

 

Em visita as unidades de ensino foram realizadas alguns levantamentos a cerca da problemática e o resultado desse levantamento viu-se a necessidade de preparar os profissionais que se encontravam e se encontram dentro das bibliotecas escolares, proporcionando a eles, formação continuada dando direcionamento para que pudessem desenvolver ações que auxiliasse os professores.

 

A principal preocupação foi tornar a biblioteca da escola um local de democratização da leitura e do conhecimento, visando despertar o amor à leitura. Por isso foi primordial, primeiramente, a organização do espaço. Ele surgiu a partir da colaboração entre as pessoas que acreditam em uma educação melhor e na importância da leitura para os educandos.

 

Além da melhora na estrutura física, todas as auxiliares de bibliotecas vêm recebendo formação continuada desde 2013, incluindo atendimento, curso de Libras, projetos de leitura em conjunto com as professores de língua portuguesa, restauração de obras literárias, adequação do acervo por faixa etária, ética no ambiente de trabalho além de formar contadores de história, um avanço para a nossa educação.

 

Importante ressaltar que o espaço da biblioteca é utilizado por todos os professores, transformando o espaço em órgãos vivos de ação pedagógica, pois a proposta é desenvolver ações especificas direcionada para conduzir o aluno de forma critica e ativa, fazendo da biblioteca escolar o local de múltiplas leituras e descobertas de informações, de formação e outros.

Comente esta notícia