Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 09 de Abril de 2019, 18:36 - A | A

Terça-feira, 09 de Abril de 2019, 18h:36 - A | A

Vacinação

Campanha contra a gripe em Dourados começa somente dia 15

Ação abrangerá primeiramente grupos prioritários de crianças com idade entre seis meses até 5 anos e gestantes

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

A.Frota/PMD

Campanha contra a gripe em Dourados começa somente dia 15

Dourados já recebeu parte das doses de vacina contra a influenza, da campanha de 2019

Embora o Ministério da Saúde tenha anunciado que a campanha de vacinação contra a influenza irá iniciar nesta quarta-feira (10) em todo país, em Dourados a imunização só começará no próximo dia 15 devido uma orientação do próprio Ministério da Saúde para a região Centro-Oeste (exceto Campo Grande).

A campanha é dividida em grupos prioritários e a primeira fase vai até dia 19 com crianças de seis meses até 5 anos e gestantes. As doses serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde e a meta do município é atingir 80 mil pessoas entre todos os grupos prioritários.

A partir do dia 22 de abril, todos os demais grupos prioritários receberão as doses contra a Influenza. Fazem parte destes grupos as puérperas, trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de 6 meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

De acordo com o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques, Dourados já recebeu parte das doses da vacina e estas começam a ser distribuídas nos postos de saúde a partir desta quarta-feira (10). A meta que o Ministério da Saúde propõe que as cidades é que alcancem 90% do público de todos os grupos prioritários e essa designação será buscada em Dourados.

O dia “D”, previsto para o dia 04 de maio, será uma ação importante na busca de se atingir a meta de público. A programação para a data em Dourados está sendo definida pela Secretaria de Saúde.

Para vacinar, as pessoas precisam procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, atestado para os portadores de doenças crônicas, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

O Núcleo destaca que as vacinas trivalentes a serem utilizadas no Brasil, contêm três tipos de cepas de vírus e imunizam contra H1N1, H2N3 e Influenza B.

Comente esta notícia