Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018, 13:36 - A | A

Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018, 13h:36 - A | A

SERVIÇO

Coleta seletiva recebe pequena adequação no cronograma

A coleta seletiva que acontece no setor 2 mudou de sábado para quarta-feira

Leonardo Barbosa
Capital News

PMD/Divulgação

Coleta seletiva recebe pequena adequação no cronograma

Coleta seletiva no Setor 2 passa a acontecer na quarta-feira

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Instituto do Meio Ambiente (Imam), comunica a população que reside nos bairros contemplados com a coleta seletiva do Setor 2, que foi feita a alteração no dia da coleta, que passa do sábado para a quarta-feira. Esta alteração já vale desde a quarta-feira passada, dia 19 de dezembro.

 

A pequena adequação ocorre depois da expansão da coleta seletiva no município, que aumentou a abrangência de 29 para 51 bairros. A empresa terceirizada Financial Construtora Industrial precisou fazer readequações no cronograma semanal da coleta seletiva porque, em alguns casos, as coletas seletiva e domiciliar acabavam coincidindo e sendo efetuadas em um único dia.

 

Com intuito de comunicar os moradores, o caminhão da reciclagem passou pelos bairros orientando-os sobre a alteração. O mesmo aconteceu encerrando a passagem do caminhão aos sábados no Setor 2.

 

Os bairros onde haverá alteração na data da coleta seletiva são os BNHs II e III Plano, Vila Nossa Senhora de Fátima, Jardim Vital, Vila Santana, Portal de Dourados, Jardim Europa, Alto das Paineiras, Waldomiro Monteiro e Jardim Mônaco. Nos demais setores, a coleta de recicláveis continua ocorrendo normalmente.

 

Orientações

O Imam orienta os moradores para que façam separação e acondicionamento dos materiais recicláveis de maneira correta, acondicionando-os em caixas ou em sacos de cor azul ou verde, deixando os sacos pretos apenas para os resíduos orgânicos. Os materiais recicláveis precisam estar limpos e secos e não devem estar misturados com o lixo orgânico.

 

 

A orientação é sempre enxaguar os recipientes, de preferência com água de reuso ou de captação da chuva, antes de colocar para a coleta seletiva. A separação incorreta prejudica a reciclagem do lixo e uma parte do que poderia ser reciclado, cerca de 30%, acaba se perdendo, voltando como rejeito para o aterro sanitário.

 

Comente esta notícia