Sexta-feira, 17 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015, 14:59 - A | A

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015, 14h:59 - A | A

Crescimento

Comércio de Dourados apresenta crescimento

Dourados comemora 80 anos de fundação e de lá para cá comércio passa por mudança e crescimento

Myllena de Luca
Capital News

Chico Leite/PMD

Comércio de Dourados

Comércio apresenta crescimento em Dourados

O município de Dourados comemora, no domingo (20), 80 anos de fundação. Com isso houve um crescimento no comércio e fortalecimento na economia.


De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), os números demonstram o crescimento do município e apontam para uma economia forte, pujante e preparada para o futuro.
Além da grande vocação para a produção agropecuária, outros pilares também sustentam a economia do município – entre eles o comércio, indústria e a prestação de serviços. Segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), existem hoje no município 16.692 empresas ativas incluindo os microempreendedores individuais (MEI’s). Somente nos últimos cinco anos, foram 12.617 novas empresas constituídas do município, demonstrando a grande vocação da cidade para este segmento.


“Sempre defendemos que Dourados ainda é uma ‘bolha’ dentro de uma situação nacional de crise econômica. Mesmo em um ano difícil para o restante do país, nossa economia é forte e estável”, garante o presidente da Aced, Antônio Nogueira. Segundo ele, o comércio varejista é hoje o maior empregador da cidade, além de atrair grande parte dos investimentos para o município. “Dourados é vista pelos empresários como um ótimo lugar para investir. Prova disso é o grande número de empresas criadas ou ampliadas nos últimos anos”, acrescenta.


Empresas ativas
De acordo com números da Junta Comercial, Dourados conta hoje com 24 empresas bancárias e 2095 indústrias ativas em diversas atividades de fabricação. No ramo de agricultura e pecuária, são 383 empresas ativas; 906 no ramo de calçados e 2.344 no setor varejista de vestuário. Já para o comércio varejista de veículos novos ou usados, são 148 empresas instaladas em Dourados.


Atualmente a cidade é um importante polo regional agropecuário e de serviços para uma região com aproximadamente um milhão de habitantes, incluindo parte do Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, possui uma população estimada de 212 mil habitantes, sendo a cidade mais populosa do interior do Estado, além de ser o 137º maior município brasileiro e o 9º maior município do Centro-Oeste.

Comente esta notícia