Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018, 10:11 - A | A

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018, 10h:11 - A | A

Mais Médicos

Dourados repõe vagas abertas com saída de médicos cubanos

Secretario de Saúde espera ampliar atendimento em ESF à partir de janeiro

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Assecom

Médicos UFGD Dourados

Médicos recém-formados pela UFGD trabalharão em Dourados

Os médicos cubanos que atendiam em Dourados e retornaram ao país de origem com o fim do convênio no Programa Mais Médicos serão substituídos a partir da próxima segunda-feira (3/12). Dez vagas foram abertas com a saída dos estrangeiros e mais dez por profissionais que foram outras cidades e agora serão repostas com médicos recém formados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a partir de janeiro de 2019 o número de médicos que atendem a população douradense nas novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ativadas.

 

Conforme informação do secretário de Saúde, Renato Vidigal, sete novas equipes de ESF serão abertas em janeiro e cada uma terá um médico à disposição. Serão duas ESFs novas no Jóquei Clube, três no Ildefonso Pedroso, uma no Jardim Maracanã, uma no Jardim Novo Horizonte e uma no Campo Dourado. “No Ildefonso a unidade de saúde nova vai atender com 3 ESFs. No Campo Dourado, com a demanda crescente de bairros novos, mais uma equipe vai ser ativada. A meta é ampliar mais o atendimento naquela região, principalmente nas imediações do futuro Hospital Regional”, explicou Vidigal.

 

MAIS MÉDICOS

Em relação ao Mais Médicos, a Prefeitura encarou duas frentes e apresentou resolução rápida. A primeira foi o retorno para Cuba de dez médicos cubanos que atendiam no município. Estes profissionais foram repostos para manter o atendimento. A segunda demanda, também relacionada ao programa, foi a saída de outros dez profissionais que atendiam na rede de saúde, depois de selecionados na etapa atual do Mais Médicos. As ESFs que receberão médicos nesta reposição serão duas no Jardim Maracanã, a do Izidro Pedroso, da Vila Cachoeirinha, do Altos do Indaiá, do Parque das Nações I, da Vila Rosa, da Seleta, do Santo André e da unidade do complexo penitenciário semiaberto.

 

“Eles foram contemplados com a seleção do programa nacional e vão para as cidades que escolheram. A administração trabalhou rápido para repor estes profissionais e médicos recém-formados da UFGD trabalharão conosco”, disse o secretário. Ainda uma vaga será destinada para repor a ausência de médico que estiver com atestado de saúde. “Haverá sempre um profissional à disposição para repor a ausência por motivo de saúde”, explicou Vidigal.

Comente esta notícia