Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 21 de Junho de 2017, 17:18 - A | A

Quarta-feira, 21 de Junho de 2017, 17h:18 - A | A

REAJUSTE SALARIAL

Educadores protestam em frente à Prefeitura de Dourados

Categoria reivindica reajuste salarial e quer transparência dos gastos à educação

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Adilson Domingos

Educadores protestam em frente à Prefeitura de Dourados

Protesto aconteceu nesta quarta-feira em frente à prefeitura de Dourados

Educadores de Dourados realizaram um protesto em frente a prefeitura nesta quarta-feira (21). De acordo com a categoria, a mobilização é para o reajuste salarial conforme a lei do piso nacional da educação e também para ter mais transparência dos gastos com o setor.

Para o Simted, (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), a prefeitura também terá que explicar a contratação de profissionais sem concurso público na rede municipal.

As negociações terminaram sem sucesso até o momento e a classe resolveu protestar e também paralisar as atividades em todas as escolas de Dourados na próxima terça-feira (27). “Seguem dizendo não ter recursos e que não há nem um prazo para os reajustes”, disse a presidente do sindicato, Gleice Jane Barbosa.

Outras medidas protestadas são as reformas de escolas e falta de valorização dos profissionais.

Resposta da prefeitura

Assecom

Educadores protestam em frente à Prefeitura de Dourados

Decreto foi assinado na manhã desta quarta-feira pela prefeita Délia Razuk

Como resposta, a prefeitura de Dourados anunciou nesta tarde a convocação de mais 185 profissionais do magistério através de um decreto assinado pela prefeita Délia Razuk.

“Como mostramos aos diretores do sindicato da categoria, a prefeitura enfrenta uma grande crise financeira, tomados medidas duras de contenção de gastos, mas a educação é um caso a parte”, disse a prefeita, lembrando que fez um compromisso em relação a essas convocações e, tem que cumprir.

Délia esclarece que o município teve aumento de arrecadação, mas ao mesmo tempo cresceu também a folha de pagamento por conta do PCCR (Planos de Cargos, Carreira e Remuneração). Diante desse quadro a prefeitura tem que estar atenta a Lei de Responsabilidade Fiscal e não fazer compromisso sabendo da impossibilidade de cumprimento.

Entre os chamados no decreto desta quarta-feira, estão 65 professores de anos iniciais, 65 de educação infantil, 13 de arte, dez de educação física, além de professores de matemática, ciências, geografia, história, língua portuguesa e professores coordenadores. A novidade foi a convocação de um professor específico para a educação agropecuária.

Os convocados devem se apresentar para a perícia média de 10 a 14 de julho no Previd. Já a posse está marcada para 31 de julho a 4 de agosto no auditório da prefeitura. A relação de exames médicos e documentos solicitados constam no edital publicado no Diário Oficial.

Comente esta notícia