Dourados/MS, Domingo, 24 de Setembro de 2017 | 09:57
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quarta-Feira, 06 de Setembro de 2017, 08h:29
Tamanho do texto A - A+

Feriado de 7 de Setembro muda expediente de repartições, bancos e comércio

Campo-grandenses têm de ficar atento ao feriado prolongado, com os decretos de pontos facultativos

Flávio Brito
Capital News

O feriado de Independência, no dia 7 de setembro, altera o funcionamento de repartições públicas e do comércio de Campo Grande, na quinta e sexta-feira. A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o expediente do dia 8 de setembro.

No caso da Agência Municipal de Habitação (EMHA), a suspensão das atividades ocorre já nesta quarta-feira (6), por conta da realização de uma dedetização que ocorre no prédio da repartição marcada para amanhã. 

Deurico/Capital News

Desfile Cívico de Dia da Independência, 7 de setembro

Dia da Independência

Ficam de fora do decreto os centros regionais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam normalmente no feriado prolongado. A Capital possui quatro CRS localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica. O serviço de limpeza da cidade e coleta de lixo domiciliar também será mantido neste período.

O governo do Estado, a exemplo da prefeitura, publicou nesta terça-feira (5) o decreto que estabelece o ponto facultativo, mas mantém os serviços considerados essenciais, como o de saúde.

No caso do comércio de rua e shoppings, as decisões sobre o feriado variam. Os varejistas do Centro da Capital podem aderir ao ponto facultativo, conforme a conveniência. As lojas voltam ao expediente normal na sexta-feira. Os shoppings também podem estabelecer horários diferenciados para lojas e praça de alimentação.  Os supermercados abrem normalmente, incluindo os hipercenters 24 horas.

Os bancos também param no Feriado de Independência e só voltam a atender ao público no dia seguinte. As lotéricas seguem com atendimento normal, fazendo inclusive sorteio especial para data.

Justiça

 

Também não haverá expediente no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. A portaria que disciplina o expediente forense para o ano de 2017 foi publicada no Diário da Justiça do dia 16 de janeiro.

 
O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.
 
No Portal do Poder Judiciário de MS (http://www.tjms.jus.br/plantao.php), no ícone “Plantão”, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix