Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 06 de Março de 2017, 15:09 - A | A

Segunda-feira, 06 de Março de 2017, 15h:09 - A | A

Prevenção

Mais de 85 mil imóveis são vistoriados em ação contra mosquito

Bairros que tem apresentado maior incidência do aedes aegypti são o Izidro Pedroso, BNH 3°Plano e Centro

Natália Moraes
Capital News

Assecom/Arquivo

Mais de 85 mil imóveis são vistoriados em ação contra mosquito

Ações do CCZ são intensificadas devido período de chuva

Em quase dois meses, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vistoriou mais de 85 mil imóveis em Dourados para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a assessoria da prefeitura, os agentes eliminaram 58.925 possíveis criadouros e 300 focos do vetor. Os bairros que tem apresentado maior incidência são o Izidro Pedroso, BNH 3°Plano e Centro.

Os mutirões têm sido realizados periodicamente nos bairros, com base nos levantamentos dos locais mais críticos. Atividades junto a órgãos públicos e privados também acontecem no município.

Conforme a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, “é um período de atenção, as chuvas são constantes e os criadouros podem aumentar. Com as casas sozinhas por vários dias também é perigoso, os moradores tem que se atentar a deixar o quintal limpo antes de viajar e também em pedir para alguém de confiança vistoriar”, disse.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico de saúde, Dourados conta com 44 notificações de dengue, com seis casos confirmados. No ano anterior foram 276 notificações da doença no mesmo período. Quanto a casos notificados de chikungunya na cidade, são 11 notificações, de zika vírus são duas. Ambas não possuem casos confirmados.

Rosana explica que os casos notificados de dengue caíram bastante se comparado ao ano anterior. Para ela, é o resultado de uma “força trabalho” e maior consciência da comunidade, no entanto, ainda é necessário atenção, principalmente quanto aos terrenos e imóveis fechados. A população deve denunciar os locais quando há a possibilidade de criadouros do mosquito.

“Os proprietários desses locais em que não fica ninguém constantemente tem que se preocupar e quando essa preocupação não acontecer, os vizinhos precisam entrar em contato para que possamos tomar as medidas necessárias, o que inclui multa”, destaca.

O imóvel em situação crítica é notificado e está sujeito a multa. O telefone do CCZ para denúncias é o 3411-7753.

Comente esta notícia