Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 17:56 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 17h:56 - A | A

5º procedimento

Nova captação de órgãos em Dourados irá beneficiar seis pessoas

Procedimento foi realizado no final da tarde desta terça-feira no Hospital da Vida

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Nova captação de órgãos em Dourados irá beneficiar seis pessoas

Equipe responsável pela captação de órgãos no Hospital da Vida de Dourados

Mais seis pessoas irão se beneficiar com a 5ª captação de órgãos no ano realizada em Dourados. No final da tarde desta terça-feira (23), a equipe da Cihdott (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) realizou o procedimento no Hospital da Vida e encaminhou para os pacientes determinados.

A doadora foi uma jovem de 16 anos que teve morte encefálica e a família autorizou o procedimento. A gerente do Hospital da Vida, Danyelle Radaelli de Assis Serapião, conta que os pais do garoto relataram que um familiar recebeu há algum tempo uma córnea por meio desses procedimentos e obteve diferencial na saúde.

“A família autorizou a captação e deu exemplo próximo de como essa atitude pode ser importante. Temos muito a agradecer por essa sensibilidade, mesmo diante de um momento tão difícil. Cada vez mais as famílias têm se conscientizado sobre doação de órgãos em Dourados e isso é muito importante, em prol da vida”, destacou.

A captação teve início às 17h desta terça-feira e durou cerca de quatro horas. O coração será destinado a um paciente em Brasília, onde vive também outro paciente que receberá o fígado. Os rins atenderão dois pacientes em São Paulo e as córneas, também duas pessoas, em Campo Grande.

Daniele explica que os direcionamentos acontecem conforme ranking nacional de fila de espera por órgãos e compatibilidade constatada. Todos os processos são acompanhados pela Central Estadual de Transplantes e pela OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos).

Foram parceiros em mais este procedimento de captação, o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), a UTI Intensicare, a Guarda Municipal e FAB (Força Aérea Brasileira).

Comente esta notícia