Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019, 13:17 - A | A

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019, 13h:17 - A | A

Após ser questionada

Prefeitura diz que Unidade de Saúde será ativada em abril

Vereadora Lia Nogueira (PR) havia cobrado solução em estrutura pronta desde 2018

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Com estrutura pronta, Unidade de Saúde ainda não tem data para abrir

Concursados tomaram posse no auditório do Centro Administrativo Municipal na manhã desta quarta-feira

Após ser questionada quanto a ativação da Unidade Básica de Saúde, Luiz Carlos Siebert, localizada no Residencial Ildefonso Pedroso, a prefeitura de Dourados anunciou nesta quarta-feira (13) que o local será inaugurado em breve.

 

A informação é fundamentada em posse de 20 concursados durante a manhã de hoje no auditório do Centro de Administração Municipal e comporão o material humano para a ativação da unidade.

 

O decreto para nomeação foi publicado no Diário Oficial do dia 19 de dezembro, mas conforme disposto no artigo 29 da Lei Complementar nº 107, de 27 de dezembro de 2006, ficou prorrogado por 25 dias, sendo a posse dos servidores nomeados marcada para hoje.

 

Foram empossados agentes comunitários de saúde, assistentes de serviços administrativos, dentistas, enfermeiros, vigias, farmacêutico, atendente de farmácia e auxiliar de saúde bucal. Estes profissionais comporão pelo menos três equipes de Estratégia de Saúde da Família, que atenderão a região.

 

“No Ildefonso a Prefeitura encaminhou a entrega das casas, ativou o Ceim e agora o posto de saúde. Não é só construir, precisamos estruturar, colocar em funcionamento, traduzir em melhoria para a população”, disse a prefeita Délia Razuk (PR).

 

A UBS do Ildefonso deve iniciar o atendimento no mês de abril. Conforme informação da Secretaria de Saúde, pelo menos 10 mil usuários terão acesso a mais uma estrutura para atendimento em saúde.

 

Para que a unidade esteja apta para o atendimento, uma parceria com o Ministério Público permitiu a viabilização de alguns equipamentos e mobília e a posse dos concursados completa mais uma etapa. “O próximo passo é cadastrar os profissionais no sistema nacional, de modo que as equipes ‘passem a existir’ para a União, em seus registros. Depois as ESF realizam os cadastros dos moradores e então o posto passa a atender”, explicou o secretário Vagner da Silva Costa.

 

Ainda no ato, organizado pela Secretaria de Administração, uma assistente social foi empossada para trabalhar em unidade CAPS-AD.

Comente esta notícia