Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018, 08:54 - A | A

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018, 08h:54 - A | A

SALVANDO VIDAS

Primeira captação para transplante de pulmões do ano é feita em MS

Paciente que foi o doador tinha 39 anos e morreu após acidente de moto

Laura Holsback
Capital News

A primeira cirurgia do ano de captação para transplante de pulmões aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Hospital da Vida, em Dourados. O doador foi um motociclista, de 39 anos, que teve morte cerebral devido a acidente ocorrido no dia 25 deste mês. 

 

Gizele Almeida/Dourados News

Morte de mulher por H1N1 em Dourados é descartada

Captação foi feita no Hospital da Vida, em Dourados

O procedimento foi feito por equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), com apoio de profissionais de São Paulo.

 

Segundo notícia do site Dourados News, além dos pulmões, foram captados do doador coração, pâncreas, rim, córneas e fígado. Os órgãos foram encaminhados para serem transplantados em São Paulo, Campo Grande e Brasília. O translado foi feito por três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Em postagem em rede social o Secretário de Saúde, Renato Vidigal, enalteceu a ação e pontuou sobre a participação do especialista “Mais uma prata da casa!”.

 

O processo de captação de órgãos ocorre após a autorização dos familiares e estes ficam sob a responsabilidade da Central de Transplantes em Campo Grande e posteriormente da Central Nacional para os devidos encaminhamentos e atendimento da demanda.

 

Comente esta notícia