Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 04 de Maio de 2019, 07:58 - A | A

Sábado, 04 de Maio de 2019, 07h:58 - A | A

Mutirão

“Sábado sem Mosquito” chega ao bairro Estrela Verá

Ação recolherá lixo e tenta eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação/PMD

“Sábado sem Mosquito” chega ao bairro Estrela Verá

Visitas aos estabelecimentos do Centro desvendaram cenários favoráveis à proliferação do Aedes aegypti

No quinto final de semana seguido o “Sábado sem Mosquito” chega ao bairro Estrela Verá em Dourados e visa eliminar pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.

A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde já visitou quatro regiões e trabalhou um total de 6.040 imóveis, encontrando 20 focos e recolhendo 57 cargas de lixo.

No Estrela Verá o protocolo segue o mesmo com visitação das equipes um dia antes para orientar a população sobre o que deve ser descartado e o recolhimento de materiais propensos ao acúmulo de água e à proliferação do mosquito.

“As pessoas precisam manter este tipo de ação durante todo o ano e não esperar as mobilizações”, disse a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rosana Alexandre.

A campanha iniciou no dia 30 de março no Parque das Nações II, ocorrendo em seguida, no dia 6 de abril, na região das Vilas Índio e Rosa. No dia 13 de abril a ação visitou a região do bairro BNH IV Plano e no fim de semana passado aconteceu no Centro da cidade.

No Centro foram 1.752 imóveis trabalhados, com 5 focos encontrados e lavrados, até agora, o maior número de notificações: 32. Em todas as ocasiões, toneladas de lixo foram retiradas dos locais.

A Sems conta com o apoio de equipes compostas por servidores do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Imam, Semsur e Guarda Mirim, que passam nos estabelecimentos orientando que materiais podem ser retirados para serem recolhidos.

Comente esta notícia