Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 26 de Novembro de 2016, 10:34 - A | A

Sábado, 26 de Novembro de 2016, 10h:34 - A | A

ATRAÇÃO GRATUITA

Primeiro filme de Fernanda Montenegro será exibido hoje

Paulo Fernandes
Capital News

divulgaçaõ

A Falecida, de Fernanda Montenegro 1

Filme terá exibição gratuita neste sábado

Será exibido gratuitamente neste sábado (26), às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso), em Dourados, “A falecida” (1965), filme brasileiro dirigido por Leon Hirszman com Fernanda Montenegro como protagonista.

Um dos expoentes do Cinema Novo, Leon Hirszman é mesmo diretor de “São Bernardo” (1971) e “Eles não usam black-tie” (1981).
Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, “A Falecida” trata da alienação das classes populares, é o primeiro protagonizado por Fernanda Montenegro e já lhe rendeu os prêmios de melhor atriz na Primeira Semana do Cinema Brasileiro e também no Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Além dessa categoria, “A Falecida” recebeu ganhou também como melhor filme, melhor diretor (Leon Hirszman), melhor ator (Paulo Gracindo) e melhor argumento (Nelson Rodrigues) no Segundo Festival de Cinema de Teresópolis, em 1965, e no ano de 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

SINOPSE
Zulmira é uma mulher obcecada pela ideia da morte e quer ter um enterro de luxo para compensar a sua vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Ao saber que tem uma boa saúde, fica totalmente abalada e por fim acaba contraindo uma tuberculose. Como último pedido, pede ao marido desempregado um grande e luxuoso enterro.

Comente esta notícia