Terça-feira, 21 de Maio de 2024


Dourados Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011, 17:20 - A | A

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011, 17h:20 - A | A

Família “T” comemora o fim do isolamento de bairro pobre e abandonado em Dourados

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Tauan sai gritando para todo mundo ouvir. – Tio tira uma foto minha!!! Eram dez da manhã na quadra de esporte da Escola Municipal Maria da Conceição Angélico no Jardim Guaicurus, o mais distante, mais abandonado e mais isolado da cidade de Dourados. Centenas de crianças, professores e mães ouviam o discurso do prefeito Murilo Zauith (PSB).

Quando o fotógrafo se ajeitada pela clicar o menino, um arenque de crianças surgia sorrateiramente. Logo atrás uma mulher franzina olha de soslaio os movimentos dos seus filhos. Eram cinco crianças sorridentes e de olhos bem arregalados. Logo mãe e cinco filhos perfilados falavam “x” para Câmera.

Ivanete Barbosa Melgarejo tem apenas 28 anos de idade e gosta de gerar filhos. É mãe de Tauany, nove anos, Tayla de oito, Talysson de seis, Tauan de cinco e o Tayson de apenas dois anos. “Queria ter mais um a menina e meu marido disse chega”, disse Ivanete que parou de estudar na quinta série. Lourival Miranda, o marido, não quis fazer a vasectomia, então Ivanete optou pela esterilização.

A dona-de-casa logo que ouviu a notícia de que o prefeito Murilo Zauith estaria no bairro para lançar as obras de construção de um posto de saúde, de mais de setecentas casas populares e de um centro de educação infantil não acreditou que seria verdade.

Ivanete já tem sua casa própria. Estava faltando apenas a construção de uma creche para colocar seus filhos. “Quero voltar a trabalhar”, disse a mulher que colocou os nomes de seus filhos sempre tendo como inicial a letra “T”.

O Jardim Guaicurus é um bairro pobre e distante cerca de 20 km do centro da cidade. Com as crianças na creche além de trabalhar, Ivanete que entrar no curso de Educação de Jovens e Adultos.

A mãe da Família “T” reclamava da falta de posto de saúde. “Tinha que atravessar a BR 463 para ser atendida”, disse Ivanete que também não sabe há quanto tempo que espera por melhorias no transporte coletivo. Ela ficou surpresa quando soube que será aberta uma rua ligando o Guaicurus ao bairro Jóquei Clube. Com isso mais ônibus passarão perto de sua casa. “Parece que vivemos noutra cidade”.

Terminada a solenidade Ivanete ajuntou seus moleques e seguiu para sua casa na rua G4 preparar o almoço.

Ivanete não se lembra mais de quando uma ação da Prefeitura atingiu o bairro. Ela sequer conhece os políticos de Dourados. “Agora estou conhecendo o Murilo. Agora vejo que ele é do povo. Que as crianças gostam dele”, exclamou a dona-de-casa. Ivanete disse que gostou do jeito de Murilo e que vai apostar toda a sua esperança no novo prefeito.

Clique na imagem para acessar a galeria

As crianças Tauany, Tayla, Talysson, Tauan e Tayson durante evento na Escola Maria da Conceição
Foto: Nicanor Coelho/Capital News

Comente esta notícia