Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Dourados Quarta-feira, 25 de Março de 2015, 14:44 - A | A

Quarta-feira, 25 de Março de 2015, 14h:44 - A | A

\"Operação Pescado\" fiscaliza comércio e tem 12 marcas reprovadas

Taciane Peres - Capital News

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, divulgou o resultado da “Operação Pescado”, realizada entre os dias 9 e 27 de fevereiro, que verificou as marcas que apresentam segurança em termos de peso em relação a crustáceos, moluscos, frutos do mar e pescados em geral.

Com informações do site de notícias Dourados News, durante a operação, foram fiscalizados 41 estabelecimentos comerciais com pescados congelados nos municípios de Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul, Mundo Novo, Naviraí, Dourados e Campo Grande. No total, foram coletadas cerca de mil amostras, de 20 marcas distintas. Ao todo, 12 delas foram reprovadas pelo órgão.

Marcas Aprovadas

Os resultados das perícias apresentaram asseguintes marcas aprovadas, em um ou mais de um tipo de produto fiscalizado: Copacol, Brasil Sul, Linares Pescados, Eat Fish, Pescados Bom Peixe, Bacalanor Pescados, Buona Pesca e Pescados Arapongas.

Marcas Reprovadas

As marcas que tiveram as perícias reprovadas, em um ou mais tipos de produtos fiscalizados foram: Costa Sul, Vitalmar, Mar & Terra, Penha Pescados, Seikomar, Nave Pesca, Brazilian Fish, Mundial Fish, Pescados São Miguel, Zippy Alimentos, Arrecifes Pescados e Rio Preto Pescados. As marcas reprovadas apresentaram erros contra o consumidor, entre 2% a 48% a menos do peso declarado.

De acordo com a diretora técnica da AEM/MS, Luciana Boni, a fiscalização é necessária, pois mostra a necessidade de adequação do comércio em oferecer ao consumidor mais tranquilidade e certeza de que ao adquirir o produto “não esteja pagando por gelo”. A pesquisa mostrou também que esse tipo de análise mostra que o consumidor é lesado, pois 69% das amostras verificadas foram reprovadas. Os consumidores que necessitarem de esclarecimentos podem obter informações através da ouvidoria da AEM/MS, pelo número 0800 67 5220.

Comente esta notícia