Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Educação Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018, 16:37 - A | A

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018, 16h:37 - A | A

Prevenção de Acidentes

Professores de educação física serão treinados pelos Bombeiros

inicialmente 40 profissionais serão capacitados nesta quinta e na próxima

Rogério Vidmantas
Capital News

Secom/Dourados

Semed Dourados Bombeiros

Semed e Corpo de Bombeiros discutem planejamento da ação voltada profissionais de educação física

Professores de educação física da Rede Municipal de Dourados serão capacitados em prevenção de acidentes e atendimento pré-hospitalar. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com parceria do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Dourados e, inicialmente, irá treinar 40 professores na primeira etapa entre os dias 16 e 23 deste mês.

Nesta terça-feira (14), a coordenadora de Educação Física Escolar da rede municipal, professora Mariza Araújo, se reuniu com o 2º tenente Rafael Henrique Fernandes, o subtenente Marcos Antonio Borges e o 1º sargento Orides Piveta, para planejamento e definição estratégica dos conteúdos propostos.

Conforme a Semed, o objetivo da atividade é promover ações educativas de primeiros socorros, com o intuito de discutir os potenciais de riscos mais frequentes no cotidiano escolar e estimular a autonomia dos profissionais acerca dos primeiros cuidados em situações de urgência e emergência, até a chegada do socorro especializado.

O curso terá didática teórico/prático, com abordagem em sinais vitais, avaliações primárias e secundárias, febre, síncope, convulsão, obstrução de vias aéreas, fraturas, luxações e entorses, hemorragias, queimaduras, intoxicações, RCP, afogamento, imobilizações, curativos e outros.

A coordenadora destaca que as formações e as parcerias que vêm sendo articuladas pela secretaria muito têm contribuído para agregar na qualidade da educação. “São ações que vêm proporcionando aos professores um conhecimento amplo, com impacto significativo em melhorias no ensino no município, sendo o conhecimento transmitido do professor para o aluno”, diz Marisa Araújo.

Devido à demanda na procura pela formação, nova agenda já foi articulada junto ao Corpo de Bombeiros para os dias 13 e 20 de setembro. Na nova etapa será aberta também a participarão para professores da rede estadual de ensino.

Comente esta notícia