Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Educação Segunda-feira, 24 de Abril de 2017, 13:12 - A | A

Segunda-feira, 24 de Abril de 2017, 13h:12 - A | A

Ceim’s

Aumentam o número de matriculados na educação infantil de Dourados

Levantamento apontou crescimento de 55% nos Ceim’s no primeiro trimestre

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Assecom/Arquivo

Aumentam o número de matriculados na educação infantil de Dourados

Matriculados em Ceim’s passam de 5 mil e fila de espera vem diminuindo

A educação de Dourados comemora o crescimento no número de matriculados realizado pela Central de Matrículas da Secretaria de Educação na educação infantil do município. De acordo com levantamento divulgado neste domingo, houve crescimento de 55% nos Centros de Educação Infantil (Ceim) da Rede Municipal de Ensino no primeiro trimestre de 2017.

Para a secretaria de educação, as ações realizadas neste ano causaram efeito positivo para tal marca. Entre eles estão o remanejamento e aproveitamento das unidades promovidas pela Secretaria de Educação, além de melhoria estrutural que abriram 1.816 novos lugares.

“Demanda por vagas em Ceim’s sempre vai existir. O que temos feito é buscar minimizar os impactos da falta de vagas com ações que já são muito mais efetivas”, disse a secretária de Educação, Denize Portollan.

Para efeito de comparação, em 2016 foram 3.277 matrículas e fila de espera de 2.445 crianças. Já neste ano, os Ceim’s receberam 5.093, reduzindo a fila de espera para 1.375.

“Tivemos uma conquista importante que há três anos ninguém conseguiu. Mas ainda há o que fazer. Vamos trabalhar para que esta lista permaneça dentro de uma margem aceitável”, completou a secretária.

As vagas também foram ampliadas na rede particular de 500 para 1 mil e ainda deve receber mais 200 novas nos próximos dias. Isso foi devido a finalização de convênios entre a prefeitura com as unidades particulares.

A secretaria de educação ainda providencia a entregas das obras dos novos Ceim’s e espera atender até 800 crianças com meio período. Caso seja implantado o período integral, serão pelo menos 500 novas vagas.

“Nosso trabalho tem sido constante para reprimir a demanda. No entanto, lista de espera por vagas em Ceim’s têm números em caráter flutuante, que varia de acordo com o crescimento populacional da cidade. Dourados está em franca expansão e, se há 4 anos a fila tinha determinado tamanho, hoje tem outro, e ano que vem será outro”, finalizou a secretária.

Comente esta notícia