Notícias de Dourados e MS | Capital News

Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 19h:15

Empresa pretende investir U$ 200 milhões e gerar 2,7 mil empregos em MS

Tilabras irá instalar tanque-rede em Selvíria e quer colocar Estado no mapa da produção de peixes

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Chico Ribeiro/Governo MS

Empresa pretende investir U$ 200 milhões e gerar 2,7 mil empregos em MS

Encontro com o governador nesta quarta-feira apresentou o projeto da produção de tilápia em Silvíria

A Tilabras anunciou nesta quinta-feira (22) um projeto de piscicultura em Selvíria com investimento de U$ 200 milhões. Nele, haverá a geração de 2,7 mil empregos e deve reposicionar Mato Grosso do Sul no mapa da produção de peixe do país.

O presidente da empresa, Nicolas Landolt visitou o governador Reinaldo Azambuja e aos secretários de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e da Fazenda, Marcio Monteiro ao lado do diretor financeiro Rinaldo Pereira para apresentar o projeto.

“O projeto Tilabras permite um redimensionamento estratégico do Estado em relação a sua importância nacional quanto à produção de peixe. Esse é um ponto fundamental. O segundo é essa nova atividade. Já temos uma atuação forte do grupo, eles já conhecem Mato Grosso do Sul, mas com esse novo projeto, dada a dimensão com que ele vai se colocar, haverá um reposicionamento. O Estado passará a ser um dos primeiros do país na produção de tilápia”, ponderou o secretário Jaime Verruck.

A criação de peixes se dará em tanques-rede instalados no lago da usina de Jupiá, no rio Paraná. A empresa conseguiu outorga onerosa do Ministério da Agricultura para explorar o potencial hídrico da região por 30 anos.

A operação começa a ser instalados em setembro deste ano e deve completar até 2023 em quatro fases. Serão 545 hectares com produção de 100 mil toneladas de tilápia ao ano.

No projeto, um frigorífico deve ser inaugurado em dezembro de 2018 com capacidade de processamento de 10 mil toneladas de peixe/ano. Também haverá uma unidade de processamento de peixe para fazer farinha e óleo, uma fábrica de gaiolas e manutenção e uma unidade de limpeza de água.

“Tivemos um trabalho inicial há três anos, analisamos mais de 1,9 mil localidades no Brasil, escolhemos essa localidade pela qualidade da água, temperatura, oxigênio, a possibilidade de trabalhar com um Estado sério, logística adequada, temos trem na região, temos gás, temos energia, a 800 quilômetros temos o porto de Santos, temos frigoríficos na região que podem nos fornecer produtos para ração dos peixes como farinha de sangue e grãos”, disse o presidente Nicolas Landolt que revela 100% da produção para o mercado nacional, mas projeto futuro de exportação.

“Esse é um primeiro projeto, a gente entende que com essa entrada da Tilabras, a consolidação da tecnologia, o conhecimento, nós vamos conseguir colocar Mato Grosso do Sul como uma opção para outras empresas na área da piscicultura”, falou o secretário Jaime Verruck.

Os produtores da região podem ser incorporados com 30% da produção. A Tilabras é uma das empresas da Axial Holding, grupo que controla também a Mar&Terra de Itaporã, onde produz tambaqui, pintado, pirarucu e tilápias.