Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017, 12:34 - A | A

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017, 12h:34 - A | A

Clima

Tempestade de terra assusta moradores

Fenômeno aconteceu devido ao choque térmico entre as altas temperaturas e frente fria

Vinicius Costa
Especial para o Capital News

Divulgação/Dourados News

Tempestade de terra assusta moradores

Ventos fortes e poeiras atingiram a cidade

A frente fria que se instalou em quase todas as regiões do Estado, entrou em conflito com as temperaturas acima da média, provocando uma tempestade de terra no início da tarde desta quinta-feira (19), assustando os moradores da cidade de Dourados. O fenômeno derrubou até árvores.

Segundo o pesquisador da Embrapa Eder Comumello em contato com o site Dourados News, os ventos atingiram uma escala acima do normal, chegando aos 64km/h. Para o pesquisador, o choque entre as massas foi o causador do fenômeno.

“A entrada da frente fria provoca instabilidade, isto é, o tempo estava quente, e quando as duas massas de ar se encontraram, começaram os ventos, que devido aos dias sem chuva, levantou a poeira que cobriu Dourados”, afirma.

Eder ainda ressalta que nesta época do ano, os ventos se tornam mais comuns do que em outros meses. “É comum que ventos fortes ocorram nesta época do ano, pois há muita mudança de clima, assim sendo, se o solo estiver úmido, só não é formado a ‘nuvem de poeira’”, conclui.

Comente esta notícia