Notícias de Dourados e MS | Capital News

Sábado, 21 de Outubro de 2017, 09h:37

Curso capacita pessoas para uso de drones no Estado

A capacitação é uma forma de aliar a tecnologia ao uso formal no campo

Vinicius Costa
Especial para o Capital News

Divulgação/Assessoria

Curso de drones para o uso no campo é lançado pelo Senar-MS

 

 

Neste mês de outubro, o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural de Dourados, lançou o curso para capacitação das pessoas para o uso de drone no ambiente rural, uma forma de ampliar as novas técnicas no setor produtivo. O ensinamento atende também ao Programa Especial de Agricultura de Precisão.

O curso fará com que o participante entenda, conheça e regulamente o uso da tecnologia  na área rural, praticando também diversas maneiras de voos do drone, além de toda a noção geral sobre a ferramenta.

Na última semana, a capacitação formou duas turmas-piloto com auxílio do Sindicato Rural de Dourados.

“Até recentemente, a forma mais avançada de monitoramento utilizava imagens de satélite, extremamente caras e imprecisas. Hoje, a tecnologia oferece uma grande variedade de possibilidades de monitoramento de safra por um menor custo, e pode ser integrada em todas as fases do ciclo de vida da lavoura”, analisa Elisa Rodrigues, analista educacional do Senar-MS.
   
Por ser uma ferramenta mais acessível e de baixo custo, Elisa aponta que o drone atende as expectativas e ressalta o aumento da produtividade em determinadas áreas, como a pecuária e a silvicultura. “Devido à facilidade de uso e ao baixo custo, os drones podem ser usados para produzir animações em sucessão cronológica mostrando o desenvolvimento exato de uma lavoura. Essa análise pode revelar ineficiências de produção e levar a uma melhor gestão de lavouras. A demanda do agro será principalmente por drones altamente automatizados com câmeras e sensores mais sofisticados”.

Para participar do curso a pessoa necessita ter mais de 18 anos, escolaridade no nível fundamental completo, além de possuir requerimentos básicos sobre informática e estar no setor de agricultura. A pessoa deverá vir munida de boné e/ou protetor solar para a realização da aula prática, calçado fechado e camisa manga longa.

Evento
O Senar-MS juntamente do Grupo Novo Olhar, irão realizar no dia 22 de novembro, um pequeno ciclo de palestras sobre drone e o agronegócio. O evento acontecerá na Casa Rural e as inscrições são gratuitas. Para mais informações clique aqui ou ligue no telefone (67) 3320-6900.