Notícias de Dourados e MS | Capital News

Domingo, 13 de Maio de 2018, 08h:29

54ª Expoagro é aberta com foco na expansão do agronegócio

Evento será realizado até o dia 20 de maio, em Dourados

Flávio Brito
Capital News

Governo de MS

Expoagro

...

O Sindicato Rural de Dourados abriu oficialmente na manhã deste sábado (12) a 54ª Expoagro com foco no fortalecimento do setor a partir das inovações tecnológicas, capacitação e expansão do agronegócio. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Sindicato Rural reunindo autoridades, produtores e profissionais da área.  O evento começou na sexta-feira (11) e segue até o dia 20 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. 

 

A 54ª Expoagro é a maior e melhor feira agropecuária do Mato Grosso do Sul e representa um marco na história do agronegócio no Estado.O presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damália, fez questão de ressaltar a importância da Expoagro para o agronegócio e a oportunidade que o evento representa de evidenciar uma das maiores regiões produtoras de grão do país. “A Expoagro tornou-se um patrimônio de toda a Grande Dourados, com o objetivo de impactar positivamente a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio, com uma série de iniciativas para alavancar a produção”, discursou.

 

"Fatores como estudo do cultivo, investimento em tecnologias e novas estratégias de produção foram essenciais para conseguir vencer o desafio de aumentar a produtividade", acrescentou. 

 

A força e pujança do agronegócio em Dourados, segundo o governador Reinaldo Azambuja, traduz o atual momento de crescimento da produção agropecuária de Mato Grosso do Sul, sobretudo a soja e a expansão do parque industrial, cujo setor hoje contribui diretamente para que o Estado participe com mais de 15% do PIB da região Centro-Oeste. Além da política de incentivos fiscais, segundo ele, o governo tem dado respostas a essa contribuição do agronegócio ao desenvolvimento regional com forte investimento em infraestrutura.

 

“O nosso governo olha o desenvolvimento como fator de geração de empregos e oportunidades e benefícios à população, e tem feito a sua parte para garantir a confiança do empresariado, não apenas mantendo os incentivos, mas dando sustentabilidade a seus negócios com investimentos em logística”, afirmou Reinaldo Azambuja, durante a solenidade de abertura da Expoagro.

 

O governador citou que tem feito o maior volume de investimento em infraestrutura da história de Mato Grosso do Sul, apesar das dificuldades econômicas do País, sem endividar o Estado com empréstimos, mas usando os recursos dos fundos de desenvolvimento, dentre os quais o Fundersul. “Recuperamos mais de 4.900 quilômetros de estradas não pavimentadas, em pouco mais de três anos, grande parte aqui na Grande Dourados, melhorando e dando agilidade ao escoamento da nossa produção”, completou.

 

Reinaldo Azambuja disse que outro ganho extraordinário para o campo foi a reabertura do terminal portuário de Porto Murtinho e, mais recentemente, a retomada das exportações de grãos pelo porto de Ladário, direcionando a produção pela Hidrovia do Rio Paraguai para o mercado internacional com menor custo. “Com isso – acrescentou -, criamos um novo e mais ágil eixo para o escoamento da nossa produção, garantindo ao produtor um ganho de quase dois reais por saca de soja”.

 

Já a  prefeita da cidade de Dourados, Délia Razuk, enalteceu o papel do Sindicato Rural de Dourados e seu trabalho para o desenvolvimento do setor e a importância da união para que o crescimento do Estado. “Todos temos que trabalhar juntos para continuar crescendo”, falou Délia.

 

Neste ano, a feira conta com mais de 80 expositores, que irão apresentar as últimas novidades em tecnologia para o homem do campo. A programação técnica também está recheada, com cerca de 90 palestras, dias de campo e simpósios sobre agronegócio, com temas que vão desde o cenário econômico do setor, até a informações técnicas sobre manejo na agricultura e pecuária. 

 

 

Shows 

O primeiro show artístico aconteceu já na sexta-feira (11), com apresentação de Jefferson Moraes e Alok. Neste sábado, a agenda de shows seguiu com a presença das duplas Fernando e Sorocaba e Paulo e Jean. Na próxima quarta-feira (16), será a vez do grupo Atitude 67; na sexta-feira (18), teremos o retorno da dupla Léo Verão e Daniel Freitas, e também o show de Jorge e Mateus; e, por fim, encerrando a programação, haverá o show da banda Raça Negra, no dia 19 de maio.