Notícias de Dourados e MS | Capital News

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 18h:45

Instalada a 2ª Vara de Família e Sucessões de Dourados

Na comarca do município existem mais de 50 mil processos em andamento, sendo que 6.200 estão ligados ao Família e Sucessões

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Assessoria

Instalada a 2ª Vara de Família e Sucessões de Dourados

Cerimônia oficial de instalação contou a presença do presidente do TJMS

A 2ª Vara de Família e Sucessões de Dourados foi instalada nesta sexta-feira (13). O desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), realizou a inauguração oficial.  De acordo com a assessoria, a atual 1ª Vara Cível passa a ser denominada de 1ª Vara de Família e Sucessões. A Lei nº 4.904/2016 criou cinco varas para a comarca de Dourados, com previsão de instalação gradativa, em razão da disponibilidade orçamentária e financeira do Poder Judiciário e da demanda. 

 

O presidente do TJMS afirmou que é preciso criar mecanismos capazes de agilizar os procedimentos com a segurança e a garantia que se espera do serviço público. “Os administradores públicos vivem uma rotina que não chega aos olhos do cidadão e quando uma novidade, capaz de acelerar o processo judicial é colocada em funcionamento, já se investiu muito nos bastidores desse desenvolvimento. Não fosse o trabalho incansável de todo o corpo da Justiça, talvez nem tivéssemos a possibilidade de consultar um processo pelo celular ou até mesmo tendo um ônibus indo aos bairros levar a Justiça para perto das pessoas”, disse Divoncir, se referindo ao trabalho necessário para que a nova vara fosse instalada. .

 

Na comarca de Dourados, existem mais de 50 mil processos em andamento, sendo que 6.200 estão na atual vara onde tramitam os autos de Família e Sucessões, a antiga 1ª Vara Cível, que está mudando de nome e ganhando reforço com a instalação da 2ª Vara de Família e Sucessões. 

 

Nos últimos 12 meses, foram distribuídos 36.233 processos, sendo 3.128 somente na área de família e sucessões. Como Dourados é a segunda maior comarca da Justiça sul-mato-grossense, a instalação de uma nova vara beneficia não apenas os 218 mil habitantes do município, mas também os distritos de Itaum, Indápolis, Panambi, São Pedro e Vila Vargas, avalia o TJMS . 

 

Ainda segundo o TJMS, os números mostram que os juízes têm trabalhado para atender a demanda com qualidade e rapidez. No mesmo período, 34.390 processos foram baixados nos últimos 12 meses, com destaque para os 2.575 com o tema família e sucessões - número maior que os 1.693 na área da infância ou ps 1.743 na Fazenda Pública.