Notícias de Dourados e MS | Capital News

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018, 17h:13

Délia abre Workshop da Educação do Campo e destaca trabalho dos educadores

Primeira ação neste sentido pretende dinamizar a educação nos distritos de Dourados e valorizar os profissionais

Leonardo Barbosa
Capital News

PMD/Divulgação

Délia abre Workshop da Educação do Campo e destaca trabalho dos educadores

Prefeita abriu o evento e agradeceu o empenho de todos para fomentar a educação no campo em Dourados

A prefeita de Dourados, Délia Razuk, abriu na manhã desta sexta-feira (19), o 1º Workshop da Educação do Campo, ocorrido na Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli. Na presença de centenas de educadores das escolas dos distritos, a prefeita agradeceu o trabalho desempenhado para a realização do workshop e pela educação empregada à população rural.

 

“Agradeço aos trabalhadores das escolas do campo, sob a coordenação da Angelita (Barros), que não medem esforços e são responsáveis por cuidar das crianças que são o futuro do país. É uma responsabilidade muito grande e eu sei que vocês tem carregado isto com muito amor”, disse a prefeita.

 

A prefeita parabenizou pela realização do workshop (oficina, no idioma português), uma vez que o evento vai propiciar conhecimento aos educadores e informações para as tratativas entre a Secretaria Municipal de Educação e a administração.

 

O secretário Upiran Jorge Gonçalves, destacou a determinação de todos que compõem a Semed. “A prefeita tem cobrado insistentemente que as ações sejam positivas. E temos levado o pensamento de que a responsabilidade pela educação é de todos nos mais variados níveis”, disse. Segundo o secretário, a Semed tem sido procurada por profissionais de outros municípios e até de outros Estados para compartilhar experiências e propor parcerias. “Isso mostra que temos exemplos e ideias. Como este workshop, um momento de difusão do conhecimento”, disse.

 

O 1º Workshop da Educação do Campo – Um olhar sobre as Práticas Pedagógicas prossegue nesta sexta-feira (19) e acontece também neste sábado (20), na escola André Capelli. As inscrições foram abertas somente para os integrantes das escolas do campo e visa, justamente, a melhoria do conhecimento de educadores e componentes da comunidade escolar nos distritos.

 

Nesta sexta-feira, os participantes tiveram um café da manhã e em seguida o palestrante Alci Filho ministrou o tema “A alegria de ser educador: aprender, para aprender como se ensina”.

No período da tarde, estudos para professores sobre “Socialização de experiências: Vivências na Educação Infantil e Ensino Fundamental” e ainda, para funcionários administrativos, uma oficina de plantas medicinais.

 

No sábado de manhã, acontece uma apresentação de funcionários das escolas do campo e uma palestra da promotora de justiça Fabrícia Barbosa Lima, com o tema “Prevenção da evasão e da violência escolar – Resgate da autoridade do profissional da educação”.

 

 

Pelo menos 300 funcionários das escolas rurais Agrotécnica Padre André Capelli, Coronel Firmino de Matos, Dr. Camilo, Fazenda Miya, Geraldino Pereira, Padre Anchieta, Perequeté, Ruy Gomes e Dom Aquino participam das ações.