Notícias de Dourados e MS | Capital News

Sexta-feira, 08 de Março de 2019, 18h:56

Mandetta garante empenho para tornar Dourados um polo da saúde

Ministro visitou o Hospital da Mulher e da Criança, e enfatizou Dourados como fundamental para a saúde de MS

Flavia Andrade
Capital News

A.Frota

Mandetta garante empenho para tornar Dourados um polo da saúde

Ministro visitou o Hospital da Mulher e da Criança, e enfatizou Dourados como fundamental para a saúde de MS

 

Nesta sexta-feira (08), o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta esteve em Dourados com o secretário de Saúde, Geraldo Resende e a Prefeita Délia Razuk, visitando as obras do  Hospital da Mulher e da Criança, anexas ao Hospital Universitário.

 

Mandetta afirmou durante a visita que Dourados tem papel fundamental no atendimento à saúde e que as obras em andamento irão auxiliar para dar melhores condições ao município como polo de atendimento à saúde. Ainda segundo ministro Mandetta, o Hospital da Mulher e da Criança e o Hospital Regional de Dourados são estruturas prioritárias para continuar a expansão do atendimento em saúde no Estado, tendo como centro Campo Grande e quatro pólos nos extremos (Dourados, Coxim, Corumbá e Três Lagoas).

 

Conforme Mandetta, “Destes quatro polos, Dourados é o que está mais ‘maduro’. Não dá mais para deixar de considerar o município como pólo em saúde, porque já atende muito, há muito tempo, e precisamos alinhar obras terminadas, com equipamentos comprados e material humano qualificado para termos grandes empreendimentos funcionando para a população”, pontua.

 

Já para a prefeita Délia Razuk, “Para mim como gestora é a realização de um sonho ver estes hospitais em fases avançadas. E ter o Mandetta como ministro, alguém daqui, que conhece nossa realidade e que vem para visitar nossa cidade, mostrando que se importa com a nossa gente é fundamental. Importante também ter um secretário de Estado de Saúde que seja do nosso município. Tudo nos renova as esperanças”, destaca.

 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, “Essa é uma forma de homenagear as mulheres, principalmente as mais humildes e que utilizam a saúde pública”, conclui.

 

O Hospital da Mulher e da Criança está sendo construído em área doada, no ano de 2016, pelo Governo do Estado. Esta semana, o projeto atingiu cerca de 30 por cento das obras executadas. Já nesta fase, a população feminina e infantil de Dourados e outros 34 municípios da região passarão a contar com o acréscimo de 55 novos leitos hospitalares de internação, Pronto Atendimento Pediátrico e Obstétrico, Centro Obstétrico e Centro de Parto Normal. Na fase seguinte, serão ofertados mais 80 leitos para UTI’s.

 

Entre os investimentos, a primeira etapa do HMC, obteve recursos investidos de R$ 34 milhões,Em 2018 já foram liberados mais R$ 28 milhões.