Notícias de Dourados e MS | Capital News

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019, 15h:51

Mutirão recolhe 20 caminhões de lixo em dois bairros

Ação foi realizada na sexta-feira e sábado na região das vilas Índio e Rosa

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação/PMD

Mutirão recolhe 20 caminhões de lixo em dois bairros

Material recolhido nos mutirões do final de semana em Dourados

Em mais uma ação para evitar a proliferação de doenças como dengue, febre chikungunya e zica vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty, a prefeitura de Dourados realizou a segunda etapa do mutirão da limpeza na sexta-feira e sábado e recolheu 20 caminhões de materiais inservíveis e favoráveis para a procriação do mosquito.

As ações foram realizadas na região das vilas Índio e Rosa e foram recolhidos materiais como pneus velhos, latas, garrafas, vasos sanitários e até móveis, como sofás e máquinas de lavar, entre outros tipos de lixo que poderiam se transformar em possíveis locais para a proliferação do mosquito transmissor das doenças.

A prefeitura disse que visitou 1.526 imóveis nos dois dias, dos quais 258 encontravam-se fechados. De um total de 61 quarteirões percorridos e vasculhados pelos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), 1.784 foram informados da ação e as pessoas receberam orientações e recomendações.

As equipes encontraram sete focos de procriação do mosquito e foram feitas 22 notificações.

Foram utilizados 40 agentes de CCZ neste mutirão, que contou também com a participação de equipes do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) e da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), a Guarda Mirim e servidores da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Índio.

Casos
De acordo com números divulgados no final de semana, somente em 2019 já foram 792 notificações para casos de dengue em Dourados, sendo 291 positivos. Houve já dois casos de óbitos.

Quanto à chikungunya, foram 33 notificações, sete casos positivos e 18 negativos. Já em relação à zika, foram notificados quatro casos, nenhum positivo.