Notícias de Dourados e MS | Capital News

Terça-feira, 09 de Abril de 2019, 12h:17

Instituições cobram ações no combate contra a dengue em Dourados

Seminário sobre Tríplice Epidemia foi acompanhado por cerca de 300 pessoas no sábado

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Thiago Morais/CMD

Instituições cobram ações no combate contra a dengue em Dourados

Cerca de 300 pessoas se reuniram para propor medidas contra a dengue

Pelo menos 300 pessoas participaram do seminário "Tríplice Epidemia (Dengue, Chikunguya e Zica): Informações Confiáveis e Perspectivas de Enfrentamento", promovido pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), através da Frente a Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia da Assembleia Legislativa, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e Câmara de Dourados.

 

Como resultado, os representantes das mais 20 instituições presentes ao evento apresentaram aproximadamente 30 propostas para elaboração de um documento para ser apresentado aos municípios, Estado e ao governo federal. Em síntese, o documento cobra mais investimentos por parte do poder público e a implantação de políticas públicas conjuntas e continuas, em sintonia com os institutos de pesquisas e as universidades, para o enfrentamento à dengue.

 

Uma das medidas propostas foi a utilização de drones em áreas com difícil acesso. Também foram pedidos melhorias nos meios de locomoção para otimizar o trabalho dos agentes de endemias, ações contínuas de educação, capacitação dos agentes, cursos em aldeias para coleta de lixo, incentivo à pesquisa, inclusão das universidades públicas e privadas nas ações de enfrentamento à doença, aumento no número de profissionais para atuar no combate a endemias e até mesmo a criação de fundos municipais e estaduais para direcionar recursos exclusivos para o combate aos diversos tipos de endemias.

 

"Foi um seminário do mais alto nível. Conseguimos aprofundar os debates e, com a participação de pesquisadores, professores, profissionais da área, legisladores, estudantes e líderes comunitários, apresentar propostas interessantes e aplicáveis para dinamizar o combate à dengue. Na Assembleia Legislativa, através da Frente a Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia, vamos ampliar esses debates e continuar propondo aos governos ações concretas para o controle destas endemias, que têm sufocado a rede pública de saúde e tirado vidas por todo nosso Estado", disse o deputado estadual Renato Câmara.

 

"Reunimos em um debate de alto nível especialistas, pesquisadores e profissionais que atuam diretamente no combate à dengue. Essa conversão de ideias e propostas é fundamental para consolidar ações afirmativas e estratégicas no enfrentamento a dengue e outras endemias. Apenas com uma grande mobilização do poder público, com a participação da sociedade, conseguiremos vencer essa guerra contra a dengue. A Câmara de Dourados vai continuar com esses debates, dando ressonância às demandas populares e trabalhando para apontar caminhos diante dos temas que impactam diretamente a vida do cidadão", completou o presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM)