Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 15 de Maio de 2017, 11:55 - A | A

Segunda-feira, 15 de Maio de 2017, 11h:55 - A | A

Nesta Segunda

Câmara de Dourados realiza seminário “Depressão! Um grito no silêncio"

Objetivo é discutir ações no combate à depressão e ao suicídio no município

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

O plenário da Câmara de Dourados será palco na manhã desta segunda-feira (15) do seminário “Depressão! Um grito no silêncio” para discutir ações de combate à depressão, doença que pode levar aos casos de suicídio.

"Entendo que temos que prevenir tragédias em nossa cidade e não ficar esperando que elas aconteçam para só depois tomarmos uma iniciativa. Temos que levar informações aos pais e criar maneiras de tratar a depressão das pessoas que está destruindo vidas. Nossa gente merece um atendimento especializado e de qualidade", comentou a vereadora Daniela Hall (PSD).

De acordo com  a BBC Brasil, foram registrados 2.898 suicídios de jovens, entre 15 e 29 anos, em 2014. Em 2002 a média era de 5,1 casos a cada 100 mil habitantes, subindo para 5,6 em 2014. O Centro-Oeste e Norte do Brasil são as regiões com as maiores taxas de suicídio, sendo considerado Mato Grosso do Sul com o maior índice (13,6), seguido pelo Amazonas (11,9). Fato associado a população indígena presente nos estados.

“Temos que realizar este debate, trazer a promoção da vida. Reunindo as autoridades, podemos formatar ações para o combate do suicídio”, finalizou Daniela.

"Todos têm família. A depressão não escolhe idade, sexo ou religião, por isso temos que trabalhar a promoção da vida e prevenção", acrescentou o vereador Sérgio Nogueira, outro idealizador do seminário.

Foram convidados para palestrar no evento o deputado federal Elizeu Dionízio, com o tema “Estatudo da Família”, Thaissa Milian Silva, presidente do grupo Amor e Vida e coordenadora do serviço 141, que falará sobre a “Implantação e funcionamento do serviço 141 em Dourados”, e também a psicóloga Pricila Pesqueira de Souza, que debaterá sobre “a dor de existir na adolescência”.

Comente esta notícia