Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 07:12 - A | A

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 07h:12 - A | A

Eleições 2016

Candidatos tem último debate nesta quinta na TV RIT

Desta vez todos os cinco candidatos estarão presentes, ao contrário do último domingo

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Divulgação/Câmara de Dourados, Divulgação/ALMS e Deurico/Arquivo Capital News

Convenções devem confirmar Resende, Delia e Câmara como prefeitáveis

Délia Razuk, Geraldo Resende e Renato Câmara

Os cinco candidatos à prefeitura de Dourados tem na noite desta quinta-feira (29) o último encontro entre eles para tentar convencer o eleitor de que a proposta de cada um é a melhor para a cidade. A TV RIT realiza, a partir das 21h, o debate que encerra a curta campanha desta eleição municipal que acontece no domingo (2/10).

Délia Razuk (PR), Geraldo Resende (PSDB), Renato Câmara (PMDB), Wanderlei Carneiro (PP) e Ênio Ribeiro (PSOL) estão confirmados no debate e terão um total de cinco blocos com temas livres para confrontarem idéias. O jornalista Marcos Anello, do SBT MS, será o mediador e a ordem de quem pergunta e quem responde será definida em sorteio que acontece durante o debate, no estúdio da emissora.

No último domingo, quatro dos cinco candidatos participaram do debate realizado pela TV Morena. Por não ter representativadade, a organizadora não era obrigada a convidar o candidato do PSOL e assim o fez, ao contrário deste que todos os cinco estarão presentes. 

De acordo com o diretor de jornalismo da TV RIT, Fábio Dorta, o debate faz parte da contribuição da emissora para o momento político. “Sempre nos preocupamos em participar desse processo democrático e dar aos nossos telespectadores condições de avaliar os candidatos para escolher a opção que considerar melhor para o futuro da nossa cidade”, destacou.

Além da transmissão ao vivo, o debate poderá ser acompanhado também em diversas plataformas digitais, como pela fanpage no Facebook (Rit Dourados) e pelo canal da emissora no Youtube, no endereço www.youtube.com/ritdourados. “Pensamos nessa integração com as redes sociais para ampliar as possibilidades do eleitor acompanhar o debate, ainda que esteja longe de um televisor. É um diferencial importante este ano”, ressaltou a gerente comercial da TV RIT, Marta Macedo.

Os apoiadores de cada candidato que comparecem a sede da emissora também podem acompanhar o debate em um telão que será instalado no pátio externo de sua sede, que fica localizado no quilometro três da Rodovia Dourados Itaporã.

Dinâmica
No primeiro bloco do debate o mediador apresentará os candidatos presentes em ordem alfabética, mostrando um pequeno histórico de cada um. No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidatos fazem perguntas entre sí, com tema livre. A ordem de quem pergunta e quem responde será definida através de sorteio realizado ao vivo. No quinto bloco serão feitas as considerações finais de cada candidato

O candidato que perguntar terá direito a réplica e o candidato que responder terá direito a tréplica. A ordem também será definida por sorteio, ao vivo, feito pelo apresentador. As perguntas terão duração máxima de trinta segundos e as respostas serão de no máximo dois minutos. As réplicas terão duração máxima de um minuto e as tréplicas de um minuto. Já as considerações finais serão de no máximo dois minutos.

Os pedidos de direito de resposta serão julgados por um comitê da produção que terá contato direto com o mediador. Este direito só será concedido no início do bloco seguinte, tendo duração máxima de um minuto, sendo que ele também poderá ser solicitado durante as considerações finais. O candidato convidado ao debate que não comparecer será representado por um púlpito vazio. Não será permitida a utilização de documentos durante o debate.

Comente esta notícia