Sábado, 18 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 16 de Agosto de 2016, 11:08 - A | A

Terça-feira, 16 de Agosto de 2016, 11h:08 - A | A

Eleições 2016

Cinco candidatos a prefeito começam a disputa dos votos em Dourados

Na Câmara de Vereadores, são 19 cadeiras para pouco mais de 200 candidatos, entre eles 18 eleitos em 2012

Rogério Vidmantas
De Dourados para Capital News

Reprodução

Cinco candidatos a prefeito começam a disputa dos votos em Dourados

Cinco candidatos querem ser o sucessor de Murilo Zauith

Começou oficialmente nesta terça-feira (16) a campanha eleitoral para as eleições municipais de outubro. Eleitores de todo o país vão escolher prefeitos e vereadores no dia 2 de outubro já com novas regras que restringiram o tempo de campanha e o investimento privado. Serão apenas 45 dias de disputa pelos votos nos 5.568 municípios, contra os 90 dias permitidos até então.

Em Dourados, cinco candidatos tentam a vaga que será aberta com a saída de Murilo Zauith (PSB), prefeito desde 2011. A vereadora Délia Razuk (PR), o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) e o federal Geraldo Resende (PSDB) são os principais, além das novidades professor Ênio Ribeiro (PSOL) e o ex-servidor publico Wanderlei Carneiro (PP). A Câmara de Vereadores terá 19 cadeiras em disputa para pouco mais de 200 candidatos e, dos atuais vereadores, apenas Délia não busca a reeleição.

Na frente em pesquisas pré-convenções, Délia Razuk conseguiu aglutinar o maior número de partidos em sua coligação. Além do PR, estarão juntos o PPS, que indicou o ex-presidente do Sindicato Rural, Marisvaldo Zeuli, como vice, PHS, PTC, PSC, PEN, PMB, PTdoB, PSDC e PRB.

Essa coligação deve, em três chapas proporcionais, lançar pouco mais de 80 candidatos à vereador.

Agora no PSDB, Geraldo Resende terá como companheiro de chapa o arquiteto e ex-diretor do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) Rogério Yuri, do PSB. Além dos dois partidos, a coligação que terá ainda o DEM, PV, PSD, SDD, PDT e PTB e deve lançar 58 candidatos a vereador, número máximo em duas chapas.

Renato Câmara ganhou espaço no PMDB de Dourados com as saídas de Délia Razuk, Marçal Filho e Geraldo Resende e agora busca a prefeitura com o apoio do PT, PPL, PRP e do Pros, que indicou a professora da UEMS Zélia Nolasco como vice.

Azarões
Além dos três principais nomes, outros dois confirmaram presença na disputa. Pelo PP, Wanderlei Carneiro irá concorrer tendo como vice o comerciante Benjamin Barbosa na coligação que terá ainda PSL, PTN e PMN.

O PSOL repete outras eleições e vai para as eleições com chupa pura. O professor Ênio Ribeiro é o candidato à prefeito e sua vice será a militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Brasileir (MTSB), Vera Alves.

Os dois candidatos devem contar com apenas uma chapa com o número máximo de 29 candidatos à vereador.

Comente esta notícia