Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 09:57 - A | A

Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 09h:57 - A | A

Audiência Pública

Estacionamento rotativo é tema de debate hoje em Dourados

Câmara realiza audiência pública em busca de melhorias com especialistas e sociedade

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Renato Giansante

Estacionamento rotativo é tema de debate hoje em Dourados

Melhorias no parquímetro serão ouvidos na câmara de Dourados nesta quinta-feira

Será realizada na noite desta quinta-feira (27) uma audiência pública na Câmara de Dourados em busca de melhorias para o estacionamento rotativo do munícipio. A proposta do encontro foi dada pelo vereador Marçal Filho (PSDB) e o evento que acontece a partir das 18h30 terá presenças de especialistas e sociedade.

Entre os temas que serão debatidos estão a ampliação de vagas, estacionamento para idosos e deficientes e responsabilidade sobre danos aos carros. Para o vereador, a presença do parquímetro é necessária para dar fluxo na região central de Dourados, mas a população vem se queixando de alguns pontos que precisam ser ouvidos pelo poder público.

"A audiência tem como proposta dar voz para os usuários do estacionamento rotativo e para aqueles que estão envolvidos no sistema, como empresários e moradores. Sabemos que o parquímetro é fundamental, mas se a população está descontente e pede melhorias, é preciso que o poder público ouça as reivindicações para aprimorar cada vez mais a prestação de serviço", explica o vereador.

A defensora pública Mariza Fátima Gonçalves, titular da Defensoria Pública da Defesa do Consumidor da Comarca de Dourados, irá ser uma das palestrantes e abordará  a relação do rotativo e do usuário. Já o doutor em geografia e professor da UFGD, Mário Cezar Tompes da Silva, profissional com grande experiência nas áreas de planejamento e geografia urbana, falará sobre a funcionalidade do rotativo.

Dourados conta hoje frota de quase 140 mil veículos e o estacionamento rotativo está sob responsabilidade da empresa EXP Parking. No ano passado, com a autorização da prefeitura, as vagas pagas ampliaram ao se estenderem para áreas residenciais na Rua Oliveira Marques.

"É preciso debater com a sociedade sobre os tentáculos do estacionamento rotativo na cidade", pontua o vereador. Lei municipal autoriza a ampliação entre os quadriláteros das ruas Melvin Jones a Toshinobu Katayama com a Ciro Melo e Antônio Emílio de Figueiredo, boa parte constituída por residências. Em janeiro deste ano novas vagas entraram em funcionamento, saltando de 1.151 espaços rotativos para 2.251. Desde o ano passado a empresa EXP Parking administra o estacionamento rotativo em Dourados, exploração garantida em licitação por um período de 10 anos.

Comente esta notícia