Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019, 10:13 - A | A

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019, 10h:13 - A | A

Promessa não cumprida

Vereadora sugere suspensão do pedágio na BR-163 por obras

Daniela Hall disse que vai propor a prefeitura para solicitar ao governo do Estado as ações em Dourados

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Vereadora sugere suspensão do pedágio na BR-163 por obras

Empresa não realizou as obras para o fechamento de acessos em Dourados

 

Além da conclusão da duplicação da BR-163, a empresa que administra a rodovia nacional em Mato Grosso do Sul também deixou de realizar as obras prometidas em Dourados em troca do fechamento de vários pontos e a vereadora Daniela Hall (PSD) disse que propôs junto a prefeitura douradense a suspensão do pedágio.

 

De acordo com a vereadora, foram prometidas a construção de acessos por meio de rotatórias, passarelas ou viadutos em bairros que foram "isolados" com as obras de duplicação da BR-163. A parlamentar ressalta ainda o projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de construir as ruas laterais de bairros como o Parque das Nações I, anunciada em 2011, mas que não foi concretizado.

 

Daniela ainda disse que o momento de cobrar é oportuno, visto que o governo do estado anunciou que irá fazer a revisão do contrato da empresa que em cinco anos só concluiu 18,7% da duplicação no Estado. "Diante dessa revisão, acreditamos ser de fundamental importância que seja incluída a solicitação dos moradores dos bairros Campo Belo, Parque das Nações I, Jardim Colibri, Jequitibás, entre outros que, por conta da implantação dos guard hail ficaram isolados do resto da cidade", alerta.

 

Para ela, não é justo que a população continue pagando altas taxas, como as do pedágio se os acordos não estão sendo cumpridos. "Cadê o respeito com o nosso povo?", indaga a vereadora que acrescenta ainda que em 2017 a imprensa divulgou que a empresa havia se comprometido a, pelo menos, abrir os acessos, medida que até o momento não foi concretizada.

 

O contrato

A CCR MSVia assumiu a BR-163 em 2014 e recebeu o direito de explorar pedágios na pista em troca de investimentos na duplicação, que não foi concluída. Como resultado, o descumprimento da obrigação em duplicar 193,5 quilômetros da pista e realizar cerca de 70 obras resultou em multa diária de R$ 19,5 mil por dia, aplicada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) se ainda contabilizado, o montante se aproxima dos R$ 3 milhões, em um teto de R$ 10 milhões.

 

A concessionária tenta reequilibrar o contrato de concessão, para alterar o cronograma de investimentos e condicionando melhorias ao aumento na demanda da rodovia. Até aqui, a concessionária afirma ter duplicado mais de 150 quilômetros e implementar melhorias em outros 520, ao custo de R$ 1,9 bilhão. "A População de Dourados está cumprindo com sua parte, mas a empresa também precisa cumprir a dela. Se as obras não são executadas, não há razão de pagar o pedágio", reclama Daniela.

Comente esta notícia