Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015, 13:39 - A | A

Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015, 13h:39 - A | A

Horticultura

Avança cultivo de orgânicos nas hortas escolares de Dourados

Projeto ganhou parceria da UFGD que faz pesquisas e compartilha resultados com Secretaria de Educação

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Assecom/PMD

horta escolar

Projeto ganhou parceria da UFGD que faz pesquisas e compartilha resultados com Secretaria de Educação

Um projeto da Secretaria Municipal de Educação de Dourados está colaborando para melhorar a qualidade da alimentação servida aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Dezesseis das 45 Escolas já implantaram hortas com práticas orgânicas através do Programa Mais Educação.

 

Participam do programa de hortas pela Mais Educação as escolas Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, Aurora Pedroso de Camargo, Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, Fazenda Miya, Indígena Agustinho, Indígena Ramão Martins, Indígena Tengatuí Marangatú, Indígena Araporã, Elza Farias, José Eduardo C. Estolano (Perequeté), Laudemira Coutinho de Melo, Lóide Bonfim Andrade, Neil Fioravanti (Caic), Professora Antônia Cândida de Melo, Professora Iria Lucia Wilhelm Kozen e Professora Maria da Conceição Angélica.

 

A proposta, segunda a secretária de Educação, Marinisa Mizogushi, é manter nas escolas o principio da sustentabilidade. “A idéia é priorizar a segurança alimentar, práticas de cultivos agroecológicos, formação de farmácias vivas, combate ao desperdício, degradação do meio ambiente e o consumismo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.


A secretária Marinisa afirma que as hortas nas escolas disseminam o conhecimento para a vida familiar dos alunos. “É um laboratório vivo, que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem”, diz. Possibilita ainda aos alunos, segundo ela, o entendimento da relação entre a agricultura, o meio ambiente e hábitos alimentares, com foco na educação alimentar.


O projeto ganhou uma parceria importante. É o apoio da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Mestrandos e doutorandos das áreas de biologia geral e bioprospecção fazem pesquisas nas hortas das escolas de Dourados e as compartilham com a Secretaria de Educação.


A pesquisa teve como objetivo realizar o levantamento de informações das práticas agroecológicas nas hortas escolares, a fim de promover uma formação com os coordenadores ou monitores do Programa Mais Educação. A proposta é ampliar a utilização de métodos agroecológicos nas hortas escolares, ou seja, adorando as práticas de uso de adubos orgânicos, rotação de culturas e controle biológico de doenças, minimizando a degradação do ambiente.


Para a pesquisa, além dos questionários sobre as práticas desenvolvidas nas hortas, foi realizado um encontro no auditório da Prefeitura para trocas de experiências com os coordenadores das hortas nas escolas. Foi realizado também um dia de campo na Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, que serviu também para a capacitação dos coordenadores, que receberam informação sobre manejo do solo, controle de doenças, adubação orgânica e segurança alimentar. Foi ensinada também a construção de canteiros e disponibilizados materiais didáticos digitais para os coordenadores.

 

Comente esta notícia