Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016, 09:17 - A | A

Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016, 09h:17 - A | A

Estragos

Chuva aumenta prejuízo nas lavouras de soja em Dourados

O plantio do milho também está ameaçado pelas chuvas em Mato Grosso do SulO plantio do milho também está ameaçado pelas chuvas em Mato Grosso do Sul

Myllena de Luca
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de milho, grãos, agronegócio, safrinha

Milho segunda safra é prejudicado

Os agricultores de Dourados suspenderam a colheita de soja e plantio do milho segunda safra, feito logo após as colheitadeiras retirarem a oleaginosa das lavouras. A decisão veio por conta do grande volume de chuva que caiu na região no domingo (28).


No campo, o excesso da umidade aumenta os estragos e prejuízos atrasando assim a retirada da soja. De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária, o acúmulo de chuva em fevereiro foi de 143 milímetros com previsão de chuva nesta semana na região.


De acordo com a Famasul, os produtores se preocupam com a dificuldade de semear o milho segunda safra. “Ainda temos mais uns 20 dias para plantar o milho, mas as previsões indicam que a chuva vai continuar porque o Fenômeno El Niño está muito forte. Máquinas estão atolando nas lavouras e essa situação deve perdurar pelo resto desta semana”, disse o produtor rural.


De acordo com o presidente do Sindicato Rural, as estradas continuam precárias em várias partes de Dourados, mas os trechos mais críticos foram arrumados, com ajuda dos agricultores. “O produtor colocou máquina, colocou caminhão, doou o cascalho, para poder ter condições de tráfego. Essa situação não era para existir. Pagamos o Fundersul, deveríamos ter estradas boas o ano todo”, reclamou.

Comente esta notícia