Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 18:50 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 18h:50 - A | A

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CNA lança grupo de negociações internacionais do Agro

Aliança Agrobrazil conta com a participação de Federações da Agricultura, entidades e indústrias ligadas ao setor

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Tony Oliveira / CNA

CNA lança grupo de negociações internacionais do Agro

Lançamento do grupo aconteceu na sede da CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou um grupo de negociações internacionais do Agro, a Aliança Agrobrazil. O objetivo é atuar em discussões de acordos de livre comércio, negociações sanitárias e fitossanitárias e na defesa de interesses do agronegócio brasileiro.

 

A Aliança Agrobrazil será liderada pela CNA e contará com a participação de Federações da Agricultura, entidades e indústrias ligadas ao setor agropecuário. A intenção é construir posicionamentos em grupo, fazer estudos e análises, dialogar com as indústrias e subsidiar o Governo nas negociações a partir de informações dos setores e definição de interesses estratégicos.

 

Segundo a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, o agronegócio brasileiro tem muitos mercados-alvo e setores com interesses distintos. O desafio inicial é saber quais são os objetivos de todos e buscar uma estratégia conjunta para os principais parceiros. Outra meta é aumentar a diversificação das exportações, agregando mais cadeias ao mercado internacional.

 

“O grupo é uma tentativa de realmente criar uma aliança, uma coalizão que faça jus ao tamanho que o setor assumiu hoje. O Agro não é só o produtor. Ele é toda uma cadeia que depende do agronegócio. É isso que queremos fortalecer, uma visão de cadeia”, declarou Lígia.

 

A iniciativa foi apresentada em um encontro com representantes do Governo e associações, em Brasília, nesta segunda-feira (18). O evento contou com a presença de entidades como Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Angus, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), entre outras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS