Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 03 de Setembro de 2015, 07:16 - A | A

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2015, 07h:16 - A | A

Rural

Fundação MS e Embrapa selam convênio para pesquisas em ILP

Em 90 hectares a princípio, ao longo de 36 meses, pesquisadores das duas instituições implantarão experimentos em manejo

Rafael Dias
Especial para o Capital News

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Fundação MS firmaram um convênio de cooperação técnica que prevê a instalação de uma unidade de pesquisa, validação e transferência em sistemas integrados na área da Embrapa em Campo Grande (MS), com início imediato. O ato aconteceu durante a abertura oficial da 3ª Bienal dos Negócios do Brasil Central, ontem (31), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo na Capital.

 

Divulgação/Assessoria

Fundação MS e Embrapa selam convênio para pesquisas em ILP

Assinatura do convênio de cooperação técnica que prevê a instalação de uma unidade de pesquisa.

 integrado de pragas da soja e do milho safrinha, manejo de doenças das duas culturas, controle biológico de lagartas, reforma de pastagens com sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), manejo de capins para o plantio da soja, terminação de novilhos precoces em ILP e aspectos sanitários dessa produção de bovinos. A expectativa é apresentar na Dinâmica Agropecuária – Dinapec em 2016, feira de tecnologia da Empresa e parceiros, os primeiros resultados desse trabalho.

 

“A ideia é unir a expertise da Fundação MS em agricultura e o da Embrapa em pecuária de corte”, resume Alex Marcel Melotto, diretor-executivo da Fundação MS. Ao todo, seis especialistas da organização estão envolvidos diretamente nesse propósito e onze da Embrapa. Para Cleber Soares, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Unidade responsável pela iniciativa, a cooperação amplia a capacidade da Empresa em pesquisar tais consórcios e, consequentemente, as ações em transferência de tecnologia, “propiciando um aumento na adoção dos sistemas de produção integrados no Mato Grosso do Sul e fortalecendo o relacionamento entre as instituições públicas e privadas”, enfatizam os gestores.

 

Durante a abertura do fórum, Maurício Saito, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), ratificou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas Fundações MS e Chapadão e Embrapa para o Estado, disponibilizando ao produtor novas tecnologias, apesar das adversidades. Saito reforçou ainda a força do Agro na região central do País, responsável por quase 39% da área de plantio, 42% da produção nacional de grãos, 44% da soja exportada e 74% de milho, conforme dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Bienal - A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF). (Colaboração Assessoria Famasul  com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Gado de Corte). 

 

Comente esta notícia