Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 03 de Maio de 2018, 17:35 - A | A

Quinta-feira, 03 de Maio de 2018, 17h:35 - A | A

NOVOS EQUIPAMENTOS

MS expande rede de monitoramento de clima e tempo da área agrícola

Novas estações meteorológicas foram instaladas nas bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

 

Semagro

MS expande rede de monitoramento de clima e tempo da área agrícola

Rede de monitoramento do tempo e clima cobre 80% da área ocupada pela agricultura de MS

Mais 17 estações meteorológicas foram instaladas na última semana de abril. Com os novos equipamentos, a rede de monitoramento do tempo e clima cobre 80% da área ocupada pela agricultura de Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, restam apenas três pontos sem cobertura na Bacia do Rio Paraná, que concentra a maior parte da produção agrícola do Estado. “Com cinco novas estações já poderíamos ter uma cobertura próxima de 100% e vamos atrás desse recurso. Acredito que até o fim do ano essas estações já estejam instaladas”, disse.

 

Cada nova estação é equipada com barômetro (aparelho que mede a pressão atmosférica), higrômetro de ar e solo (umidade), anemômetro sônico (força e direção dos ventos), pluviômetro (quantidade de chuva), piranômetro (radiação solar), para-raios e um computador que transmite todas essas informações diretamente ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

 

Após serem formatadas, as informações retornam ao Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), onde são transformadas pelos técnicos em boletins com dados precisos sobre o clima e o tempo de cada região.

 

O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Agricultura da Semagro, Rogério Beretta, explica que com as informações será possível substanciar medidas técnicas para otimizar as áreas ocupadas, adequar cultivares com as melhores épocas de plantio e aproveitar gradativamente as áreas inativas promovendo o incremento da produtividade agrícola. 

 

Também serão de extrema importância para pequenas e médias propriedades rurais. Com os novos equipamentos, será possível adotar procedimentos que resultem no máximo de rendimento da lavoura e a ocupação do solo por períodos mais longos.

 

Até então, a rede de monitoramento dispunha de 28 estações meteorológicas instaladas no território sul-mato-grossense. O projeto de expansão possibilitou a instalação de mais 17 Estações, sendo 15 na Bacia Hidrográfica do rio Paraná e 2 na Bacia Hidrográfica do rio Paraguai. Foram contemplados os municípios de Ribas do Rio Pardo, Bonito, Bandeirantes, Camapuã, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira, Iguatemi, Angélica, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Selvíria.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS