Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Domingo, 22 de Abril de 2018, 10:48 - A | A

Domingo, 22 de Abril de 2018, 10h:48 - A | A

APICULTURA

MS produz mais de 100 mil toneladas de mel por ano

Estado tem maior produção de mel por colmeia, ultrapassando média nacional

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

João Carlos Castros

Mato Grosso do Sul tem maior produção de mel por colmeia

Em MS, cada abelheiro produz 52 quilos por ano, enquanto a média nacional é de 18 quilos

Mato Grosso do Sul é o maior produtor de mel por colmeia do Brasil. É o que apontam os dados da Federação de Apicultura e Meliponicultura em um estudo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). No Estado, cada abelheiro produz 52 quilos por ano, enquanto a média nacional é de 18 quilos. 

 

De acordo com a analista técnica da Famasul, Fernanda Oliveira, as características regionais potencializam a produção em MS. “Temos ambiente e espaço adequados – áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, explica

 

A produção do Estado cresceu 21,6% em cinco anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  A geração de 835 toneladas de mel por ano aumentou para mais de 100 mil toneladas.

 

São quase 30 mil apiários espalhados em Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul são os municípios que mais produzem o alimento. Segundo levantamento da Famasul, 80% do mel produzido em MS é vendido para outros estados, onde é processado. Uma parte retorna embalado e a outra segue para exportação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS