Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 17:37 - A | A

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 17h:37 - A | A

HOTICULTURA

Projeto apresenta tecnologias para a horticultura

Hortifruti Legal participa do Showtec 2018 com cultivares em área protegida

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Fundação MS

Projeto apresenta tecnologias para a horticultura

Vitrine do Senar é apresentado aos produtores de hortifruti durante feira em Maracaju

Os participantes do Showtec 2018 podem conhecer o projeto Hortifruti Legal, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa tem o objetivo de promover a troca de experiências entre produtores e a apresentação de novas tecnologias para favorecer a produção de hortaliças.

 

O coordenador do projeto, Dorly Scariot Pavei, explica que a vitrine hortifruti é um projeto pioneiro, que busca parceria com as empresas privadas que atuam no segmento para apresentação dos produtos que podem beneficiar a produção. "Convidamos os produtores para um dia de campo e para conhecer os materiais disponíveis no mercado", explica o coordenador.

 

Também foi montada uma área para cultivo protegido, com apresentação de duas tecnologias para a horticultura. Uma é cultivo muching ou lona sobre canteiros. Ela reflete a luz solar, funcionando com um isolante térmico da superfície de solo, mantém a umidade e reduz a incidência de plantas invasoras.

 

Outra tecnologia apresentada é a fertirrigação, que promove a adubação via irrigação, reduzindo o uso de adubo e direcionando a dosagem diretamente à raiz da planta. "São tecnologias que podem trazer maior rentabilidade, com redução de custos e de mão-de-obra", explica o coordenador. Durante o Showtec, a vitrine hortifruti apresenta diferentes cultivares de alface, rúcula e folhosas em geral, além de produção de pepino e maxixe na área protegida.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS