Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015, 13:10 - A | A

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015, 13h:10 - A | A

Agroecologia

Semana incentiva consumo de alimento saudável em Dourados

O evento tem várias atividades para a promoção do consumo do alimento saudável e tem a prefeitura como um dos organizadores

Myllena de Luca
Capital News

Chico Leite

Semana incentiva consumo de alimento saudável em Dourados

Prefeito Murilo criou três feiras agroecológicas em Dourados. A proposta é aumentar a produção de alimentos ecologicamente corretos

A Semana de Incentivo à Agroecologia de Dourados começa nesta segunda-feira (28), às 14h, e segue até sábado (3). As atividades envolvem a Prefeitura de Dourados, Câmara de Vereadores, universidades, instituições de pesquisa, assistência técnica e entidades.

A ideia é ampliar a utilização de produtos orgânicos nos restaurantes de Dourados. A prefeitura exigiu no regulamento a utilização de pelo menos um item agroecológico no Festival Gastronômico de junho a julho.

O evento conta com a visita de uma comissão de empresários do setor gastronômico filiados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MS). A realização é do Sebrae/MS Regional Sul, Secafe e Prefeitura de Dourados.

Na Câmara dos Vereadores, às 18h30, acontece o pronunciamento do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Padovan, na Tribuna Livre, durante a sessão ordinária. Durante a semana ocorrem várias atividades relativas ao tema nas escolas municipais e estaduais de Dourados. A programação tem o foco no beneficio de se consumir um alimento produzido ecologicamente correto.

Já na terça-feira (29), das 17h às 22h, acontece a exibição do documentário “O veneno está na mesa 50”. O evento, realizado pela Semafes e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acontece na feira agroecológica do Parque dos Ipês que começa às 17h. De quarta-feira (30) à sexta-feira (2), a Embrapa Agropecuária Oeste realiza em sua unidade, na BR-163, saída para Caarapó, a “Oficina de Concertação em Agroecologia”. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é parceiro da atividade. Na sexta-feira (2), durante a feira agroecológica do Izidro Pedroso/W5, será lançada a Rádio Agroecol. A feira acontece das 17h às 22h. A ação é do Fórum Municipal de Ecosol, Agrovargas e produtores de Itahum.

No sábado, das 7h às 10h, a Aglaer e a UFGD realizam uma visita ao projeto de recuperação de nascentes realizado em Indápolis. Das 9h às 12h, tem uma manifestação pública em defesa do consumo de alimentos livres de agrotóxicos. Será na Praça Antônio João, organizada pela Secafe, Aglaer, Condam, Uems, UFGD, Secretaria Municipal de Educação de Dourados.

E para encerrar a programação da semana, no sábado, das 17h às 22h, tem ações de conscientização sobre o consumo de alimento saudável na feira agroecológica de Vila Vargas. A promoção é da Semafes e da UFGD.

Comente esta notícia