Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 09:10 - A | A

Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 09h:10 - A | A

MEIO AMBIENTE

Seminários abordam recuperação de áreas degradadas na Bacia do Taquari

Inscrições para os dois eventos são gratuitas, porém as vagas são limitadas

Flávio Veras
Capital News

Divulgação

Após ordem judicial, Rio Taquari deve ser recuperado a partir do próximo semestre

Serão realizados dois seminários técnicos

Estão abertas as inscrições para os seminários Recuperação de Áreas Degradadas com Enfoque no Manejo Integrado da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. Os eventos fazem parte do projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari”. As inscrições nos seminários são gratuitas, porém as vagas são limitadas.

 

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) por meio dos órgãos vinculados Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

 

Serão realizados dois seminários técnicos: um em Corumbá no dia 26 e outro em Coxim no dia 30 de novembro, visando aprofundar o debate sobre a recuperação de áreas degradadas, apresentar os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e engajar o público-alvo para a realização de futuras ações em prol da continuidade do processo de recuperação da Bacia Hidrográfica do rio Taquari.

 

Palestrantes

Os eventos contarão com palestrantes de renome como José Felipe Ribeiro que é biólogo com doutorado em Ecologia pela University of California (Davis). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando no momento na Embrapa Cerrados, e é professor credenciado no programa de Botânica da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, fitossociologia, biogeografia, propagação e recuperação e restauração de ambientes ripários e de Cerrado.

 

Outra presença confirmada é de Ricardo Ribeiro Rodrigues é biólogo com doutorado em Biologia Vegetal pela Unicamp e professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (Esalq). Atua como chefe do Departamento de Ciências Biológicas desde 2001 e coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP), onde realiza o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais. Também é orientador na pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (programa Biologia Vegetal) e na Universidade de São Paulo (programas: Recursos Florestais e Ecologia Aplicada). Tem experiência em ecologia de ecossistemas, florística e ecologia de florestas naturais e restauração ecológica de áreas degradadas.

 

Inscrições

Os primeiros inscritos receberão material promocional do evento: bolsa de banner, caneca, cartilha, bloco de anotações e caneta. Os interessados em participar podem fazer sua inscrição no site do Imasul, onde também estão disponibilizadas as programações e demais informações. 

 

As inscrições online para o seminário em Corumbá ficarão abertas até dia 20 de novembro, e para o evento em Coxim, até dia 22. Restando vagas, serão disponibilizadas inscrições nos locais dos eventos até o início das atividades.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS