Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 21 de Agosto de 2018, 10:29 - A | A

Terça-feira, 21 de Agosto de 2018, 10h:29 - A | A

VACINAÇÃO

Vacinação contra a febre aftosa no MS alcança 99% de cobertura

Ao todo, Mato Grosso do Sul soma 21 milhões de cabeças de bovinos

Leonardo Barbosa
Capital News

Encerrada no dia 15 de agosto, a vacinação contra a febre aftosa nas três regiões sanitárias (Planalto/Fronteira/Pantanal) e novamente na região do Pantanal, alcançou cobertura de 99,11% dos animais do Mato Grosso do Sul. Isso considerando a situação das cheias da região, que impossibilitaram o manejo adequado do rebanho para realização da vacinação dentro do período estipulado inicialmente.

Divulgação/Assessoria

Rebanho de 7,8 milhões deve ser imunizado na região do Pantanal e Planalto

Campanha contra febre aftosa começou no dia 1º de maio e terminou em 15 de agosto

Segundo informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), dos 20.610.191 animais envolvidos na campanha, 99,42% da região do Planalto, 97,71% da região do Pantanal e 98,43% dos animais da Zona de Fronteira receberam a imunização e foram registrados no sistema da Iagro. A campanha teve início no dia 1º de maio.

 

Para assegurar o status de zona livre de febre aftosa que o país conquistou recentemente, é importante a cobertura vacinal. A exigência é que os órgãos sanitários atinjam no mínimo 80%.

 

Mato Grosso do Sul soma 21 milhões de cabeças de bovinos. O rebanho do estado é altamente produtivo (reduziu em 2 milhões de hectares a área de pastagem, mas mantém o volume de abate), é líder no abate de bezerros com até 24 meses de idade e tem carne de qualidade comprovada.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS