Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018, 18:34 - A | A

Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018, 18h:34 - A | A

OUTUBRO ROSA

HU de Dourados lança programa para reduzir fila de espera por procedimentos de patologia cervical

A iniciativa é uma das ações encabeçadas pelo hospital durante o mês de conscientização conhecido como Outubro Rosa

Leonardo Barbosa
Capital News

UFGD/Divulgação

HU de Dourados lança programa para reduzir fila de espera por procedimentos de patologia cervical

Ação é voltada para identificar doenças que se manifestam no colo do útero de mulheres

Uma parceria firmada entre o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados pretende reduzir ao máximo a fila de pacientes que aguardam por um procedimento de patologia cervical, a fim de identificar doenças que se manifestam no colo do útero e podem desencadear processos cancerosos, caso não tratadas.

 

Iniciado na última semana, o Programa de Atendimento à Patologia Cervical funcionará da seguinte maneira: por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a Secretaria Municipal de Saúde encaminhará ao HU-UFGD as pacientes que já foram atendidas na rede pública e receberam o indicativo de patologia cervical.

 

Já no hospital, as mulheres terão atendimento inicial no ambulatório, onde serão avaliadas pelo profissional médico para análise de que procedimento melhor se encaixa em seu quadro. Nesta consulta, já serão solicitados exames complementares e pré-operatórios, se for o caso. O ambulatório do Programa funcionará todas as quintas-feiras e tem o objetivo de atender pelo menos cinco pacientes a cada semana.

 

“Café Rosa”

Voltado às colaboradoras, residentes e acadêmicas do HU-UFGD, no dia 30 de outubro, às 8h30, no auditório do hospital, acontece o “Café Rosa”, evento no formato de roda de conversa com a participação de profissionais de saúde e representantes de instituições de combate ao câncer em Dourados.

 

 

O objetivo é que o grupo possa bater um papo informal sobre saúde da mulher, com oportunidade para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências. Ao final, será servido um café da manhã em confraternização ao momento.

Comente esta notícia