Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Sábado, 03 de Junho de 2017, 09:15 - A | A

Sábado, 03 de Junho de 2017, 09h:15 - A | A

Fraude

MPE fiscaliza unidades de saúde de Dourados e encontra irregularidades em folha de frequência de médicos

Promotores encontraram a folha de frequência de um médico preenchida, mas, no período correspondente, o servidor estava de férias no exterior

Maisse Cunha
Capital News

Divulgação/MPE

MPE fiscaliza unidades de saúde de Dourados e encontra irregularidades em folha de frequência de médicos

Posto de Assistência Médica Atendimento (PAM) de Dourados

Durante fiscalização no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e o Posto de Assistência Médica Atendimento (PAM), na última segunda-feira (29), Promotores do Ministério Público Estadual (MPE) da comarca de Dourados encontraram uma série de irregularidades, entre as quais, folhas de frequência totalmente preenchidas antes do mês acabar.


De acordo com o MPE, o objetivo da ação era verificar o funcionamento das unidades e a rotina das equipes de médicos e enfermeiros.


A prefeitura de Dourados foi informada das irregularidades, nesta sexta-feira (2), e informou que será aberta uma sindicância para apurar a situação.


Entre as constatações feitas pelo MPE, estava a ausência de médicos nas unidades. Promotores encontraram a folha de frequência de um médico preenchida, mas, no período correspondente, o servidor encontrava-se de férias no exterior.


Ainda, foram detectadas folhas de frequência em branco que seriam preenchidas em uma única ocasião, antes de encaminhar à Secretaria de Saúde do município. De acordo com os Promotores, o fato indica a total falta de controle quanto a efetiva prestação de serviços médicos nas unidades de saúde.

Conforme se apurou, a coordenadora CAM disse que os médicos lotados na unidade não comparecem todos os dias para atendimento e atendem um número limitado de pacientes para encerrarem os atendimentos e não cumprirem a carga horária para a qual foram contratados.

Outra situação relatada foi a de um médico urologista que não atende clinicamente nenhum paciente. Segundo apurado, o profissional comparece ao CAM para realizar os procedimentos cirúrgicos conforme sua disponibilidade particular.

Comente esta notícia