Dourados/MS, Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 | 17:47
27˚
(67) 3042-4141
Saúde
Segunda-Feira, 22 de Maio de 2017, 13h:15
Tamanho do texto A - A+

Policlínica de Atendimento Infantil será inaugurada na quarta-feira em Dourados

Unidade “Flamarion Capilé” terá exclusividade para atendimento de 0 a 15 anos

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

A. Frota

Policlínica de Atendimento Infantil será inaugurada na quarta-feira em Dourados

PAI está pronto desde 2013, mas apenas há dois meses iniciou as tratativas para compra de mobílias para equipar o local e o estudo para ativação

Dourados ganhará, a partir de quarta-feira (24), a Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) com unidade denominada “Flamarion Capilé”. O local terá exclusividade para o serviço em crianças e jovens de 0 a 15 anos e será localizado na Rua Frei Antônio esquina com a Coronel Ponciano, anexo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

“Dourados terá uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento às crianças e adolescentes, de forma integral. Isto vem reforçar as ações já realizadas pelas unidades básicas e estende os serviços ambulatoriais para a área infantil, ampliando a cobertura na área de saúde pública”, disse a prefeita Délia Razuk.

A iniciativa é para atender aproximadamente 47 mil pessoas com qualidade e de forma específica para a faixa etária. Serão oferecidas consultas médicas especializadas com equipe multiprofissional, odontologia, fisioterapia, saúde mental e também os serviços de enfermagem, vacinação e distribuição de medicamentos e ainda um espaço para recreação com as crianças.

“Trata-se de uma unidade de saúde de complexidade intermediária entre unidades básicas de saúde e a rede hospitalar, compondo, assim, uma rede organizada de atenção à saúde que contará com uma equipe multidisciplinar”, disse o secretário de Saúde, Renato Vidigal.

O valor total da obra é de R$ 1.621.313,91 com contrapartida da Prefeitura de Dourados e foi idealizada por Délia quando ainda prefeita interina em 2010 e recursos captados do Ministério da Saúde pelo ex-Deputado Federal e agora vereador Marçal Filho.

A policlínica tem uma área total de 1.039 metros quadrados e há na estrutura uma sala de setor de regulação e espera e sala de apoio ao diagnóstico, setor ambulatorial, setor de apoio técnico e logístico, setor de reabilitação, setor de administração, abrigo de resíduos sólidos e estacionamento para funcionários e público.

Flamarion Capilé
O nome para a policlínica homenageia uma das pessoas que mais contribuíram com o cuidado às crianças em Dourados: Flamarion Capilé. Falecido em 2010, o esposo de dona Josephina Capilé, fundou junto com ela a creche André Luiz, uma das mais importantes instituições de ensino infantil de Dourados, inaugurada na década de 70.

Durante três décadas o casal se dedicou ao cuidado de milhares de crianças douradenses e hoje a creche é responsável pelos cuidados a mais de 190 crianças de 0 a 5 anos.

1 COMENTÁRIO:

Finalmente Uma Grande Obra Finalizada.Que Agora e Diante as crianças posam realmente serem beneficiadas com pai
enviado por: Andreza Natalia Machado em 24/05/2017 às 12:43:13
0
 
0
responder

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix