Sábado, 18 de Maio de 2024


Saúde Sexta-feira, 08 de Maio de 2015, 11:59 - A | A

Sexta-feira, 08 de Maio de 2015, 11h:59 - A | A

Vacinação

Vacina contra gripe é racionada, mas não deve faltar em Dourados

Vacinação começou nesta quarta-feira nos postos de saúde do município e no sábado acontece “Dia D”

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

A cidade de Dourados recebeu até agora cerca de 15% do total de vacina contra a gripe do lote necessário para atender o público alvo do município. Um novo montante deve ser entregue nesta sexta-feira para atender a demanda de 64 mil pessoas que se enquadram no grupo preconizado pelo Ministério da Saúde. 

Divulgação PMCG.

Vacinação da Gripe

Vacinação da Gripe, começa na próxima semana.

De acordo com o responsável pelo recebimento e distribuição das vacinas, Edvan Marcelo Morais Marques, apesar do racionamento inicial, não deve faltar vacinas nos postos de saúde da cidade.  “Acredito que não vai faltar [vacinas], pois um novo lote com mais 15% de doses irá chegar entre hoje ou amanhã [sexta-feira], com isso podemos trabalhar nos próximos dias. Na próxima semana mais doses chegarão, então não há possibilidade de falta”, afirma. 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira (4) em todo país, porém houve um atraso no repasse das doses por parte do Ministério da Saúde, para as secretárias de estado de saúde. Em Dourados, as vacinas chegaram na terça e começaram a ser aplicadas no dia seguinte. Esse atraso, porém, não tem atrapalhado as pessoas que procuram os postos de saúde, já que a campanha ainda está no início “A procura está razoável, como houve esse atraso que foi veiculado na mídia as pessoas estão procurando aos poucos. A procura aumenta no final da data estipulada, ou quando há casos registrados da doença no município”, explica o responsável.

Segundo o Ministério da Saúde, devem ser imunizadas crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Dia D

No sábado (9) será lançada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Dourados, às 9h acontece uma cerimônia na Unidade Básica de Saúde Seleta e o evento marca o lançamento oficial da campanha com um “Dia D”. Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Nesta data também haverá um posto volante no Shopping Avenida Center das 10h às 20h.

Comente esta notícia