Edemir Rodrigues/Governo do MS
BR-163 corta o Estado, de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, até Sonora, no extremo norte
A informação de que a relicitação da BR-163, que corta o Mato Grosso do Sul, abrange apenas o setor norte da rodovia, entre Campo Grande e a divisa com o estado do Mato Grosso, desagradou diversas entidades de classe e autoridades de cidades atendidas pela extensão sul.
Uma das principais delas, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) protocolou ofícios na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Câmara Municipal de Dourados e Prefeitura de Dourados solicitando que haja uma audiência pública na cidade para debater a relicitação da BR-163.
A solicitação diz respeito ao trecho sul da BR, que vai de Dourados a Mundo Novo. O objetivo da audiência é que a ANTT receba contribuições da sociedade às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia (PER) e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que visa a concessão do lote rodoviário composto pela rodovia BR-163/MS.
Os vereadores de Dourados assinaram nesta segunda-feira, dia 27, durante a sessão da Câmara Municipal, uma moção legislativa apoiando a Associação Comercial. O documento assinado foi por Marcão da Sepriva, Marcelo Mourão, Tio Bubi, Laudir Munaretto, Cemar Amaral, Fábio Luis, Jânio Miguel, Creusimar Barbosa, Mauricio Lemes, Márcio Pudim, Elias Ishy, Rogério Yuri, Juscelino Cabral, Daniel Junior, Olavo Sul e Sérgio Nogueira. As câmaras municipais de Fátima do Sul, Caarapó, Juti, Naviraí e Itaporã já se comprometeram em também pleitear a inclusão da região sul na concessão.
O parlamentar Maurício Lemes, destacou a importância de realizar a assembleia sobre o assunto. “A audiência pública é de extrema importância para obter sugestões e contribuições sobre a concessão de uma parte da BR-163, com quase 400 quilômetros e que passa por mais de 35 municípios na região da Grande Dourados. A rodovia necessita de melhorias urgentes, pois representa o setor produtivo, ao longo do trecho até a divisa com o estado do Paraná. É preciso que todos deem apoio à iniciativa da Aced, que manifesta legítima preocupação com empresários estabelecidos ao longo da margem da rodovia”, justifica.
Desde 2014, toda a extensão da BR-163 em Mato Grosso do Sul, 847,2 quilômetros, estão sob a concessão da CCR MSVia. Porém, em 2019 a empresa pediu à ANTT a rescisão amigável do contrato, solicitando a devolução do trecho, alegando prejuízo com a operação.
Paulo Campione, presidente da Aced, reforça que a entidade vai lutar para participar ativamente do processo para a criação do projeto para as melhorias na rodovia, e que os douradenses precisam ser ouvidos. “Não estamos pensando apenas nos associados, nas empresas, estamos lutando por toda a comunidade douradense e todos que moram daqui até Mundo Novo. É importante que os empresários e também a população, especialmente quem está na margem da rodovia se reúnam, façam suas reivindicações, chamem os vereadores, cobrem do poder público. Quando chegar aqui essa audiência, nós temos que ter um projeto piloto e não vir os técnicos de fora com uma coisa pronta e falar o que é melhor para nossa região sem conhecer nossas demandas. Essa bandeira é coletiva”, explicou.
O vice-governador do estado também se pronunciou sobre a pauta. “O percurso pela BR-163/267/MS, que vai compor o Trecho Sul, tem importância estratégica para a nossa região, porque vai promover a logística de escoamento da nossa produção agrícola, especialmente da soja e do milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do centro-oeste do país e nada melhor do que envolver diretamente nesse debate as nossas lideranças produtivas e as autoridades desses municípios que serão abrangidos”, disse Barbosinha.